Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/10/2015-16h27

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Udesc Lages reunirá 150 participantes até domingo

Palestras e minicursos reúnem estudantes e profissionais - Foto: Silvia Cristina/Ascom Udesc
Iniciou nesta segunda-feira, 19, a 24ª edição da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Sameve), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. O encontro seguirá até domingo, 25, e deve reunir cerca de 150 participantes, entre estudantes, professores e profissionais da área.

A palestra de abertura, durante a manhã, teve abordagem técnica. O professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Adriano de Souza Neto, falou sobre dermatite atópica em cães, uma doença inflamatória que causa ressecamento e descamação da pele do animal. "Não é uma doença contagiosa, mas precisa de cuidados básicos. A recomendação é que, desde o tratamento mais simples até o mais complexo, sempre haja acompanhamento de um médico veterinário”.

As principais enfermidades diagnosticadas em bovinos no Oeste de Santa Catarina foram tema da segunda palestra, ministrada pelo professor de Patologia Veterinária, do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Concórdia, Ricardo Mendes. O especialista elencou as doenças que ocorrem com maior frequência e alertou: "É sempre importante procurar um médico veterinário, o quanto antes, para implantar medidas de controle para não perder o animal”.

Ao todo, durante a semana, serão oferecidas 20 palestras, aém de quatro minicursos nas áreas de: ecocardiografia em cães; introdução a odontologia equina; técnicas de contenção de animais silvestres na clínica; e podologia bovina. No final de semana, a programação saída a campo, no município de Bocaina do Sul.

O evento é organizado pelo Centro Estudantil (CE) de Medicina Veterinária da Udesc Lages, com o objetivo de aprofundar o conhecimento nas diversas áreas de atuação profissional. "Essa gama de assuntos nos ajudarão a escolher nossa futura área de atuação", afirma o presidente do CE, Rony Salvador.

Para o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, "a semanas acadêmica é o momento em que os estudantes têm oportunidade de ter contato com profissionais e agregar conhecimento". Ele destacou o empenho da direção para superar os desafios do curso, entre eles, a construção de um novo hospital de clínica veterinária. "São prioridades construir um novo prédio e dar garantias de que o atual tenha plena condição de funcionamento”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130/ 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h