Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2022-16h06

Seminário da Udesc e parceiros sobre práticas antirracistas fará terceiro evento virtual

Encontros do seminário podem ser conferidos pelo público no Canal do Neab no YouTube - Arte: Divulg.
Nesta quinta-feira, 27, às 19h, ocorre o terceiro encontro virtual do 3º Seminário Diálogos institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com outras três universidades brasileiras. Acesse o link do evento.

Gratuito e aberto ao público, o encontro abordará o tema "A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o currículo e a educação das relações étnico-raciais".

Ao todo, o seminário terá quatro encontros online - o último será realizado em 4 de novembro. Todos podem ser acompanhados, ao vivo ou pelas gravações, no Canal do Neab no YouTube



Ações antirracistas

O seminário busca intensificar o debate sobre a consolidação de ações antirracistas, a institucionalização de políticas de ações afirmativas e a produção, no contexto das instituições de ensino superior, em parceria com coletivos externos às universidades.

Segundo a coordenadora do Neab e uma das organizadoras do evento, a professora Maria Helena Tomaz, a ação visa abordar estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional. "A iniciativa quer fortalecer o trabalho colaborativo e reafirmar o compromisso com as estratégias realizadas nos seminários online em 2020 e 2021", afirma.

Campanha

Segundo Maria Helena, os eventos anteriores, realizados pelo Neab e pelo Laboratório de Direitos Humanos (Labdh), da Udesc, ocorreram a partir da participação nas primeiras três edições da Campanha de Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina, promovidas pela Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelos Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina da Universidade Nacional de Três de Febrero (Untref). Além do Neab e do Labdh, o Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais AYA da Udesc participa da iniciativa.

O seminário também tem mobiliza a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Estudos África e o Sul Global; a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Núcleo de Estudos Afro Indígena; e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros.

"Os encontros temáticos para os diálogos são mediados por debates, reflexões e proposições, a partir das interações pelo chat, áudios e vídeos", conclui Maria Helena.

Programação

  • 29 de setembro – A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para estudantes e seus coletivos. Confira a gravação
  • 14 de outubro – A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o corpo docente e técnico-administrativo. Confira a gravação.
  • 27 de outubro, às 19h – A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o currículo e a educação das relações étnico-raciais. Acesse a transmissão.
  • 4 de novembro, às 9h – A política de ações afirmativas em rede para o combate ao racismo: as proposições da gestão.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail neab@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontros do seminário podem ser conferidos pelo público no Canal do Neab no YouTube
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h