Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/06/2015-14h55

Seminário e oficina criativa na Udesc buscam valorizar gastronomia e cultura de Florianópolis

Entre esta terça, 30, e a próxima segunda-feira, 6, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, será o local de encontro de chefs, designers, pesquisadores e estudantes, que estarão reunidos para debater os principais conceitos e valores relacionados com a gastronomia regional e desenvolver equipamentos e utensílios para a promoção da gastronomia local.

Realizado pela Udesc e pela Associação FloripAmanhã, o evento integra o projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, uma ação do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – título concedido à capital de Santa Catarina em dezembro de 2014 que tem potencial para fomentar o setor turístico-gastronômico da cidade e do Estado.

A programação iniciou nesta terça-feira com o Seminário de Identidade Cultural na Gastronomia de Santa Catarina, gratuito e aberto ao público, com debates envolvendo chefs, designers e pesquisadores sobre temas como cozinha tradicional e açoriana, gastronomia contemporânea e relação entre cultura e gastronomia.

Esse evento preparará os participantes para a oficina criativa, que será realizada entre 1º e 6 de julho, com 12 designers do Brasil, Argentina, Espanha, França e México na orientação de alunos e egressos de Design participantes.

Os inscritos serão divididos em grupos e, sob orientação dos designers convidados, desenvolverão coleções de produtos relacionados com os pratos mais expressivos da culinária de Santa Catarina, como travessas, vasilhames, utensílios e complementos de mesa. Confira a programação.

Estão confirmadas as presenças dos designers Adriana Silva (Espanha); Carlos Alvarado (México); Eduardo Furhmann (Argentina); Federico Hess (México); João Luis Rieth (Brasil); Luiza Barroso (França); Marcelo de Resende (Brasil); Monica Pujol (Argentina); Quentin Vaulot (França); Patrícia Torres (México); Regina Alvarez (Brasil) e Virginia Borges (Brasil).

Os produtos projetados serão fabricados para utilização dos restaurantes locais participantes do programa como forma de valorização da gastronomia e cultura regional e poderão também ser comercializados para o público.

Os eventos na Udesc têm coordenação-geral do diretor de Inovação da Associação FloripAmanhã, designer Eduardo Barroso, e da diretora-geral da Udesc Ceart, designer e professora Gabriela Mager.

O grupo gestor do programa Florianópolis Cidades Unesco da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação da Udesc, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Estácio/Assesc, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Sebrae/SC, Secretaria de Turismo de Florianópolis e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

Leia mais:

17/06/2015 - Udesc abre inscrições para oficina criativa de design, gastronomia e artesanato em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

* Com informações da Associação FloripAmanhã
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h