Luiz Henrique falou sobre a resistência às mudanças no campo político - Foto: Jonas Porto
Na tarde desta segunda-feira, 20, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, recebeu a visita do senador Luiz Henrique da Silveira. Com 40 anos de vida política e 12 mandatos sucessivos, o senador, que também foi professor da Udesc entre os anos de 1967 e 1974, ministrou palestra durante a 13ª Semana das Engenharias.
Com o tema “A resistência às mudanças”, Luiz Henrique começou citando os recentes protestos populares realizados em várias partes do país, e disse que as manifestações foram resultado do represamento das insatisfações do povo. “Há uma distância entre as aspirações da população e as soluções às aspirações da população”, disse.
O senador ressaltou que a indústria está sufocada com o alto volume de impostos e criticou a fatia reduzida de arrecadação destinada aos municípios. “Município tem que ter resposta rápida às necessidades do povo e para isso precisa ter poder financeiro. País centralizado não funciona”, afirmou. Ainda segundo ele, seria necessária uma mudança no Pacto Federativo, mas para isso teria que existir uma constituinte exclusiva para promover uma reforma política.
Luiz Henrique ainda defendeu o mandato de seis anos em todas as instâncias políticas, a redução do número de partidos, a fidelidade partidária e o financiamento público das eleições.
A Semana das Engenharias prossegue até sábado, com mais de 60 palestras e minicursos voltados às áreas civil, elétrica, produção e mecânica.
Assessoria de Imprensa da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone: (47) 4009-7930