Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/12/2019-17h21

Série de documentários de professora da Udesc ganha prêmio na Bienal Brasileira de Design Gráfico

Rodrigo Kormann e Anelise Zimmermann com o Prêmio Destaque na Bienal. Foto: Divulgação
Os documentários Desenho Conectando Conhecimentos, produzidos e dirigidos por Anelise Zimmermann, professora do curso de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram premiados no último sábado, 30, com o Prêmio Destaque na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, na categoria Pensando o Design. O projeto também foi selecionado para compor o catálogo da Bienal.

A edição e motion design do projeto são de Rodrigo Kormann, ex-aluno do curso de Design Gráfico da Udesc. A também egressa Gabriela Garcia, teve seu projeto de graduação, Tratado do Malte, selecionado na categoria Identidade e Branding para compor o catálogo da Bienal. A proposta é um guia físico e digital para auxiliar na divulgação da rota cervejeira de Santa Catarina, atrelada ao turismo gastronômico e cultural da região.


Sobre os documentários

Desenho Conectando Conhecimentos é uma série de 7 filmes que tem como objetivo fomentar o debate sobre o ensino do desenho na formação em design no Brasil, a partir de perspectivas contemporâneas.

A série apresenta experiências e estudos desenvolvidos no Reino Unido por professores, pesquisadores, educadores, artistas, designers e praticantes do desenho, os quais compartilham uma abordagem interdisciplinar, aproximando a escola, a formação superior, a pesquisa e a prática profissional.

Os filmes são resultado dos estudos de doutorado de Anelise Zimmermann, realizados no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, com período sanduíche na University of the Arts London, no Reino Unido. Os filmes têm duração de 20 a 30 minutos e receberam legendas em português. Todos os episódios foram lançados em 2017 pela Editora da Udesc e estão disponíveis aqui. Confira o trailer do primeiro episódio.

Sobre a Bienal

A 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, de 29 de novembro a 16 de dezembro. Teve curadoria de Gustavo Greco e coordenação de Túlio Filho, com um corpo de jurados de todo o país e números aproximados de mulheres e homens.

A curadoria deste ano busca por um design gráfico brasileiro que se expressa por múltiplas vozes, representadas na identidade do evento pelo hibridismo, mestiçagem, sobreposição de camadas e formas e multiplicação das cores.

A coordenação executiva desta edição do evento é de Airton Jordani, mestre em Design e doutor em Artes Visuais da Udesc Ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 09/12/2019, às 16h21.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h