Evento é parte de trabalho para revisar a Política de
EAD da Udesc - Fotos: Gustavo Vaz e Ago Rodrigues
Duas mesas-redondas marcam a programação do 1º Simpósio de EaD - Políticas educacionais para a formação híbrida e a distância na Udesc, que é realizado nesta semana pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com atividades presenciais em Florianópolis e transmissão pelo YouTube. O evento ocorre no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
O primeiro debate ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5, com o tema "O cenário nacional para a EaD: diretrizes, referenciais e indicadores de qualidade".
Assista a gravação.
A segunda mesa-redonda será realizada na manhã de terça, 6, às 9h, abordando "A EaD e a educação híbrida no ensino, na extensão e na pós-graduação".
Acesse o link da transmissão.
Participam como debatedores convidados as professoras Ilka Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Maria Knuppel, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti/PR) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); e o professor Carlos Morais, da Secretaria de Estado de Planejamento do Paraná (Sepl/PR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Abertura e grupos de trabalho
O encontro é organizado pela
Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com o
Centro de Educação a Distância (Cead) e a coordenação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Udesc.
Na abertura do evento, estiveram à mesa o reitor, José Fernando Fragalli, a pró-reitora de Ensino, Julice Dias, o diretor-geral da Udesc Cead, Luciano Emílio Hack, e a coordenadora-geral da UAB na Udesc, Carmen Cipriani Pandini, que fez a moderação do primeiro debate.
Também prestigiaram presencialmente o primeiro dia do simpósio os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Henrique Pezzin, e de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Figueiredo Terezo, o diretor de Ensino de Graduação da Udesc Cead, Tiago Luiz Schmitz, a diretora-geral da Udesc Faed, Cláudia Mortari, e servidores da Reitoria e dos centros de ensino, além de coordenadores de polos de apoio ao EAD.
Dentre os servidores, acompanharam os debates a equipe da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG), da Proen, liderada pela professora Gelcemar Oliveira Farias, e as chefes dos dois departamentos da Udesc Cead: de Pedagogia a Distância (Dpad), Ana Flávia Garcez, e de Educação Científica e tecnológica (Dect), Lucimara da Cunha Santos.
Política de EAD da Udesc
O simpósio é parte do trabalho em andamento para revisar a Política de EAD da Udesc, cuja resolução atual foi aprovada há dez anos. A definição dos três palestrantes convidados, que são referências nacionais na área, teve como objetivo subsidiar as discussões sobre o tema.
Nos dois dias do encontro, no período da tarde, ocorrem reuniões de grupos de trabalho abordando o EAD nas três áreas: Ensino, Pesquisa e Extensão.
No primeiro dia, também integraram os debates, na parte da tarde, outros docentes e gestores da Reitoria e da Udesc Cead, incluindo Rafael Martini (coordenador de Extensão da Udesc), Geisa Letícia Kempfer Block (coordenadora de Pós-Graduação), Karina Marcon (diretora de Pesquisa e Pós da Udesc Cead) e Lidiane Goedert (diretora de Extensão do centro de ensino).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
proen.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454