Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/04/2022-12h15

Simpósio internacional de fisioterapia apoiado pela Udesc Cefid terá hackathon inédito

Evento inovador conta com recursos captados pela Udesc junto à Fapesc - Arte: Divulgação
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das entidades realizadoras do 1º Hackathon das especialidades Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Metabólica e Terapia Intensiva.

O evento inédito integra a programação do 20º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifr), que ocorre em Florianópolis entre 27 e 30 de abril, com parceria da Udesc Cefid e participação de diversos pesquisadores vinculados ao centro de ensino.

O hackaton conta com recursos captados pela universidade em edital do Programa Conexão SC, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A Udesc também captou recursos para o Sifr em outro edital da fundação, o do Proeventos.

Soluções práticas

Os projetos foram submetidos pelo professor Darlan Laurício Matte, da Udesc Cefid, que também integra a Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos do simpósio. Darlan explica que o principal objetivo do hackathon do Sifr será identificar e encontrar soluções práticas para problemas relacionados à Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Para a professora Leilane Marcos, que também leciona na Udesc Cefid e participa do hackaton como organizadora e palestrante, "o evento dará oportunidade aos acadêmicos e profissionais da saúde de desenvolverem habilidades de resolução de problemas e empreendedorismo, em um ambiente inovador para que, juntos, encontrem soluções para o cuidado dos pacientes".  

Novas tecnologias

Conforme os organizadores, o hackaton será uma maratona em que os participantes, divididos em times, serão desafiados a resolver coletivamente um problema por meio do desenvolvimento de novas tecnologias. O processo utiliza uma metodologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que inclui a definição e a validação de um problema e a ideação de uma solução.

O evento será híbrido, com atividades online antes e presenciais durante o Sifr 2022. Estão previstas mentorias com cinco profissionais da área, palestras, mesas-redondas, estudos de cases de sucesso e rodas de conversas, entre a próxima sexta-feira, 22, e 30 de abril, quando ocorrerão os pitchs (apresentações finais), durante o simpósio. Os três primeiros colocados ganharão certificados e brindes.  

Maior evento da especialidade

A Udesc Cefid terá presença atuante no Sifr 2022, com apresentações de 43 trabalhos científicos e participação de docentes e pesquisadores vinculados ao centro na organização e na programação do evento.

Considerado o maior da especialidade no mundo, o simpósio é promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) e a edição deste ano é coordenada pela Unidade Regional Santa Catarina.

A professora Renata Maba Gonçalves Wamosy, da Udesc Cefid, preside a organização. Além de Renata e Darlan, integram comissões ou a programação do evento os seguintes docentes do centro de ensino: Camila Santos Schivinski, Manuela Karloh, Maíra Junkes Cunha, Aline Gulart, Leilane Marcos, Marlus Karsten, Elaine Paulin Ferrazeane e Janaina Cristina Scalco.

Outros professores e pesquisadores são também autores ou coautores de trabalhos selecionados ou que concorrem a prêmios no simpósio, bem como egressos e pós-graduandos da unidade farão parte das atividades.

Trabalhos científicos

Dos 43 trabalhos vinculados à Udesc Cefid que serão apresentados no simpósio, oito são na categoria de apresentações orais; cinco dentre os pôsteres moderados; e 30 em pôsteres temáticos.

No site do evento, além da programação, estão disponíveis as listagens: de resumos aprovados; de pôsteres moderados e temáticos; e de trabalhos orais e prêmios.

O simpósio conta com convidados internacionais de sete países: África do Sul, Argentina, Bélgica, Chile, EUA, Portugal, Reino Unido. O encontro seguirá o protocolo evento seguro, definido por decreto estadual.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento e no Instagram da Assobrafir.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento inovador conta com recursos captados pela Udesc junto à Fapesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h