Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/06/2015-18h20

Simpósio regional de Engenharia de Pesca reúne mais de 500 pessoas na Udesc Laguna

Auditório da universidade lotou para mesa-redonda sobre cursos de graduação - Fotos: Rodrigo Brüning Schmitt
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, recebeu mais de 500 pessoas durante o 2º Simpósio Sul-Sudeste de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (Simpesca), que promoveu diversas atividades na semana passada, entre os dias 25 e 29.

Simultaneamente ao evento, foi realizada a 5ª Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, com organização do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (Caep).

O simpósio, que foi promovido com o tema "Desafios e perspectivas para a cadeia produtiva do pescado", iniciou com uma mesa-redonda no Auditório da Udesc Laguna, com coordenadores de cursos de graduação de Engenharia de Pesca e Aquicultura.

Os participantes da abertura falaram de assuntos como o panorama atual dos cursos; dos problemas gerais de evasão, também registrados em outras áreas de Engenharia; e da importância de se divulgar mais as duas profissões e de se abrir mais espaço para atuação no mercado.

A dedicação dos acadêmicos também é fundamental, pois há vagas em regiões como o Sudeste e o Nordeste que não são preenchidas por falta de profissionais com qualificações diferenciadas.

A profissão de engenheiro de pesca surgiu no Brasil nos anos 70 e hoje conta com 3,5 mil pessoas formadas e 22 cursos de graduação – em 1997, eram apenas três. Os integrantes da mesa afirmaram que o mercado de trabalho é "promissor", com diversos campos de atuação.

"O engenheiro de pesca tem mais campo de atuação que o agrônomo e o médico veterinário, profissões que já estão saturadas", destacou o professor Carlos Eduardo Belz, do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para o docente Vanildo Souza de Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), "a Engenharia de Pesca é uma profissão estratégica para o País".

Palestra com secretário federal

O 2º Simpesca teve sua sessão solene realizada no Cine Teatro Mussi, com discursos de professores da Udesc Laguna e de autoridades locais, estaduais e federais e apresentações açorianas da Associação Cultural Grupo Casa da Dindinha.

Além disso, houve uma palestra com o secretário federal de Planejamento e Ordenamento da Pesca, professor Fábio Hissa Vieira Hazin, que também é o vice-presidente do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Hazin falou sobre os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento do setor pesqueiro no Brasil e no mundo, ressaltando que cerca de 70% dos estoques mundiais estão no limite do rendimento máximo sustentável.

O secretário federal afirmou que 10% dos estoques pesqueiros estão subexplotados, 61% plenamente explotados e 29% sobre-explotados. "Há uma tendência de estabilização dos estoques sobre-explotados graças às medidas internacionais de regulamentação", salientou, mostrando os gráficos da apresentação e contestando o "cenário à beira do colapso" apontado pela mídia.

Em relação à atuação do governo brasileiro, Hazin disse que a principal prioridade do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) é o estruturamento das atividades de pesca, das estatísticas e das informações de qualidade para a gestão pesqueira.

Neste ano, por exemplo, está sendo restabelecida a política de ordenamento dos recursos pesqueiros por meio de gestão compartilhada entre os ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente e o setor produtivo.

O MPA também vem estruturando e promovendo a cooperação científica; modernizando o sistema informatizado de registro e monitoramento; incentivando a pesquisa e a inovação, com foco no monitoramento e na avaliação dos estoques; e realizando estudos socioeconômicos.

Outras atrações

O 2º Simpesca também realizou minicursos e outras mesas-redondas e palestras para debater questões sobre os gargalos do desenvolvimento do setor pesqueiro e as potenciais áreas, além de trocar experiências sobre produção.

O evento expôs duas das principais coleções de nautimodelismo do Brasil, do modelista naval Luiz Lauro Pereira Júnior: "Barcos do Mundo" e "Alves Câmara Século 21", que originalmente se encontram no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul.

A programação do simpósio regional teve ainda apresentações sobre temas como pesca artesanal, pesca industrial, aquicultura, legislação e empreendedorismo. Mais informações podem ser obtidas com a organização do evento no Facebook e pelo e-mail divulgacao@simpesca.com.

Leia mais:

22/05/2015 - Udesc Laguna sedia simpósio regional de Engenharia de Pesca a partir de segunda

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h