Okamieh Mota, fundador da MAESTR.IA, na aceleradora e incubadora Esag Ventures, da Udesc Esag - foto: Mustafá Silveira
O estudante de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Okamieh Mota, 24 anos, sempre esteve envolvido com o universo do empreendedorismo e tecnologia. Mas foi a partir de uma experiência frustrante como paciente, ao tentar marcar uma consulta oftalmológica, que identificou um problema mais amplo: a lentidão e a ineficiência no atendimento ao cliente em pequenas empresas.
“Era uma clínica vinculada ao meu plano de saúde. A médica era ótima, mas a secretária demorava dias para responder. Se não fosse pelo convênio, eu teria desistido”, relembra. A partir disso, sugeriu à própria médica um assistente virtual automatizado que cuidaria da parte de marcação de consultas, reduzindo a sobrecarga da recepção. A solução funcionou tão bem que rendeu a primeira venda e garantiu uma cliente fidelizada.
Foi o pontapé inicial para a criação da MAESTR.IA,
startup que cria funcionários virtuais (agentes de inteligência artificial personalizados) para atender empresas de forma mais rápida, eficiente e profissional.
Esag Ventures
A empresa começou com quatro pessoas, incluindo designers e um desenvolvedor, e ganhou força ao ser selecionada para o programa de aceleração Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), unidade da Udesc, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Eles participaram do ciclo de aceleração de 2024, com outras cinco
startups.
A iniciativa de aceleração apoia e potencializa ideias de negócios de estudantes e empreendedores da universidade. “O programa foi essencial, principalmente pelo acolhimento e pelo apoio psicológico que recebemos”, conta o fundador. “O professor Éverton trouxe não só conhecimento técnico, mas também uma visão mais humana sobre liderança e resiliência no empreendedorismo, assim como Fernando Reis, nosso mentor”, complementa.
Durante o período da aceleração, a MAESTR.IA passou por mudanças no time, enfrentou desafios que afastaram temporariamente o fundador das operações, mas o projeto seguiu em frente. Com o fim do ciclo, ele decidiu seguir com novas parcerias, trabalhando com desenvolvedores e empresas de tecnologia.
Sobre a MAESTR.IA
A MAESTR.IA cria agentes de IA sob medida, que funcionam como funcionários virtuais. Eles atendem clientes, marcam consultas, qualificam leads , fazem
follow-up de vendas e integram com outras ferramentas como
Google Calendar, CRMs e
Dashboards. Os agentes são desenvolvidos de forma personalizada, conforme os fluxos e as particularidades de cada empresa. As soluções estão presentes em clínicas médicas,
e-commerces, escritórios de contabilidade e no setor imobiliário.
“A internalização de ferramentas de IA ainda é pouco acessível para pequenas empresas. Nosso diferencial é justamente simplificar essa tecnologia e acompanhar o cliente de perto, desde a criação até a manutenção do sistema”, explica o fundador.
A MAESTR.IA trabalha agora com três focos principais: formar uma equipe sólida, conquistar mais clientes estratégicos e atrair investidores para escalar o modelo por meio de software como serviço (
SaaS), onde o cliente assina uma solução pronta e simplificada, e pode sozinho fazer as configurações.
Próximos passos
A
startup pretende sair do modelo de serviço sob demanda e oferecer ferramentas próprias, escaláveis e por assinatura, que atendam a centenas de negócios com eficiência.
A MAESTR.IA tem como propósito ser referência em atendimento e resultados, unindo soluções inteligentes e proximidade com cada cliente ”, explica Okamieh. “Mais do que vender, nosso diferencial é acompanhar todo o ciclo, sempre otimizando e garantindo que cada projeto supere todas as expectativas”, finaliza.
Em julho de 2025, a Esag Ventures selecionou a empresa para participar do projeto de incubação. “A aceleradora foi um ambiente que transformou minha visão de negócio. O conhecimento que recebemos aqui teria um custo altíssimo no mercado e isso foi essencial para fazer a MAESTR.IA sair do papel”, argumenta.
Saiba mais sobre a
MAESTR.IA.
Instagram:
@maestr.ia_
Conheça o programa
Esag Ventures.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão da jornalista Magali Moser