Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/09/2022-18h31

Startups e inovação aberta são temas de defesas de mestrado nesta sexta na Udesc Esag

Pesquisas propõem frameworks focados em inside sales para startups e inovação aberta para micro e pequenas empresas
O Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), tem duas defesas de dissertação nesta sexta-feira, 30, resultado de pesquisas voltadas sobre temas como inovação, pequenas empresas e startups.

Todas as defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação da Udesc Esag são públicas, abertas a qualquer interessado. As duas defesas desta sexta-feira terão transmissão ao vivo pela internet.

Startups

Rodolfo Siegfried Matte Neto defenderá às 10h desta sexta sua dissertação “Uma proposta de framework para implantação de operações de inside sales em startups ”. A pesquisa foi orientada pelo professor Júlio da Silva Dias.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 30, a partir das 16h)

Muitas das startups que comercializam soluções na forma business-to-business (B2B) adotam as vendas remotas como o principal canal de aquisição de clientes. A pesquisa buscou contribuir com o processo de implementação desta modalidade em startups ainda em estágio inicial de desenvolvimento.

Por meio de um estudo de observação de três empresas que atuam em segmentos distintos, vendendo soluções para outras empresas, procurou-se entender quais foram as ações tomadas que resultaram em sucesso operacional. A partir daí, foram recomendadas as boas práticas que poderão auxiliar os gestores na tomada de decisão ao longo dos processos de implementação destas áreas em suas startups.

Inovação aberta

Fabrício da Silva Attanásio  defenderá às 16h desta sexta sua dissertação “Framework para o desenvolvimento da inovação aberta em micro e pequenas empresas ”. A pesquisa foi orientada pelo professor Nerio Amboni .

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 30, a partir das 16h)

O objetivo da pesquisa foi propor um framework (conjunto de critérios e passos) para o desenvolvimento da inovação aberta em micro e pequenas empresas. Com a inovação aberta, o conhecimento também passa a ser adquirido por meio de parceiros que, em conjunto, desenvolvem competências necessárias à inovação.

O framework considera as realidades das empresas e o contexto em que estão inseridas, com uma proposta modular, flexível e adaptável aos vários tipos e culturas de negócio. Com eles, mesmo micro e pequenas empresas que não têm a prática de inovação podem fazer parte deste universo, e as que já praticam possam avançar, seja na consolidação ou expansão.

Acesso on-line

Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência. É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisas propõem frameworks focados em inside sales para startups e inovação aberta para micro e pequenas empresas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h