Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2022-20h33

Técnica da Udesc apresenta pesquisa sobre comunicação pública da ciência em universidades

Pesquisa foi realizada no mestrado em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP

Pesquisa foi defendida em setembro na USP. Foto: Acervo pessoal/divulgação.

A comunicação pública da ciência e a divulgação científica são consideradas estratégicas na comunicação realizada pelas universidades públicas federais e estaduais do Sul do Brasil? Esse questionamento moveu a servidora técnica universitária Laís Campos Moser a realizar sua dissertação de mestrado, que será apresentada publicamente na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no dia 21 de novembro, às 14h30, no auditório do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

A servidora, que atua como jornalista no Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart, realizou o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), o qual tem a duração de 2,5 anos. Durante este período, usufruiu do afastamento para qualificação de técnicos universitários da Udesc entre abril de 2020 e setembro de 2022.

Sob orientação da professora Margarida Maria Krohling Kunsch, autora de vasta produção bibliográfica em Ciências da Comunicação e em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, a dissertação teve como objetivo principal compreender o panorama da comunicação pública da ciência e da divulgação científica realizada pelas universidades públicas (federais e estaduais) localizadas no Sul do Brasil, por meio de suas estruturas centrais de comunicação.

Para tanto, a autora analisou os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) das 20 universidades elencadas para o estudo e as Políticas de Comunicação de sete instituições que possuíam o documento no momento de desenvolvimento da pesquisa. Em um segundo momento, mapeou as principais ações de divulgação científica realizadas pelas estruturas centrais de comunicação destas universidades; e por fim, levantou a percepção de gestores e profissionais de comunicação em relação ao tema.

“Com a pesquisa identificamos projetos muito interessantes, mas verificamos também que ainda há um caminho a avançar, seja na institucionalização e desenvolvimento de ações nesta área, seja na adoção de um olhar aberto à Comunicação Pública da Ciência como norteadora das filosofias e diretrizes da comunicação das universidades”, afirma a servidora.

O estudo apontou que do universo de 20 universidades englobadas, cinco estão desenvolvendo atualmente projetos específicos e sistematizados de divulgação científica a partir de suas estruturas centrais de comunicação, além de uma outra universidade cujo projeto está centrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

“A partir deste estudo reforçamos a importância da divulgação científica pautada nos princípios da comunicação pública de ciência sob vários aspectos: na perspectiva do interesse público, da participação social e promoção da cidadania, além de importante fomento da visibilidade das universidades junto à sociedade. Dessa forma, percebemos que é cada vez mais importante que sua prática seja incorporada de forma estratégica pelas universidades, tanto no que diz respeito à sua institucionalização e planejamento, quanto no desenvolvimento de projetos e ações”, complementa Laís, que defendeu a pesquisa em setembro deste ano USP.

Em breve o trabalho completo estará disponível para consulta na biblioteca universitária da Udesc, além da biblioteca digital de teses e dissertações da USP.

Serviço:

O QUÊ: Apresentação da dissertação de mestrado “Comunicação e universidades: a comunicação pública da ciência e a divulgação científica em universidades públicas do Sul do Brasil” (PPGCOM/ECA/USP), de Laís Moser.
QUANDO: 21 de novembro, às 14h30.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h