Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/03/2026-20h54

Tecnologia de reuso de água marca ação da Udesc Lages na programação da Semana da Água do Município

Atividade apresentou, na Praça do Terminal e no CDL de Lages, soluções desenvolvidas e aplicadas pelo Labtrat

Equipes da Udesc Lages e da Semasa reunidas ao final das demonstrações na Praça Vidal Ramos Sênior. Fotos: Carla Torres
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina em Lages participou, na última sexta-feira, 20, de uma ação voltada ao uso e reuso da água em espaço público da cidade, concentrada na Praça Vidal Ramos Sênior (“Praça do Terminal”). A atividade integrou a programação da Semana da Água no Município e contou com a participação de instituições como a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento de Lages (Semasa).

O CAV foi representado pelo Laboratório de Tratamento de Águas e Resíduos (Labtrat), coordenado pelo professor Everton Skoronski, com a participação de estudantes e pesquisadores do grupo. A atividade recebeu estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Vidal Ramos Junior, e turmas dos cursos de edificações e saneamento do Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva, num total de cerca de 60 alunos.

Durante a ação, o público acompanhou demonstrações de tecnologias aplicadas ao tratamento de água e esgoto, com explicações sobre funcionamento e possibilidades de uso. Pela manhã, professor Everton ministrou palestra no CDL de Lages sobre o tema. Na Praça do Terminal, uma das atividades foi a utilização de água de reuso na limpeza de uma área do local, em demonstração prática ao público. O volume utilizado teve origem na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Caça e Tiro, onde o efluente tratado passa por uma etapa adicional de polimento por ultrafiltração. O processo permite sua reutilização dentro do próprio sistema, sem necessidade de descarte.

Para edições futuras, a atividade se enriquecerá a partir de pesquisas em curso no Labtrat. Entre elas, estudos voltados ao tratamento terciário de esgoto com uso de membranas, com foco na remoção de nitrogênio (um "fertilizante invisível" que, em excesso, polui), fósforo (nutriente essencial que, quando sobra, desequilibra os ecossistemas) e microplásticos (fragmentos minúsculos de plástico que persistem no ambiente e são difíceis de remover). A proposta utiliza processos físicos de separação e reduz a necessidade de insumos que geram resíduos de difícil destinação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Carla Simone Doyle Torres
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipes da Udesc Lages e da Semasa reunidas ao final das demonstrações na Praça Vidal Ramos Sênior. Fotos: Carla Torres
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h