Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/10/2020-10h13

Telefisioterapia da Udesc atende trabalhador com distúrbio osteomuscular

Equipe do programa adaptou atividades - Foto: Divulg.
O programa de extensão Saúde do Trabalhador, ligado ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está prestando atendimento por telefisioterapia, na pandemia, a trabalhadores da Grande Florianópolis com distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort).

As atividades incluem teleconsultas síncronas, por videochamadas, e assíncronas, por meio de aplicativo de mensagens em áudio e texto. As intervenções são realizadas por grupos formados por um fisioterapeuta e dois acadêmicos da unidade.  

Os trabalhadores em tratamento são encaminhados pelas Policlínicas de Saúde, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelo sistema privado. Atualmente, estão em acompanhamento contínuo dez pacientes, que recebem dois atendimentos semanais.

Parcerias

Desenvolvido na Udesc Cefid desde 2018, o Saúde do Trabalhador conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) e do Ambulatório de Saúde do Trabalhador, do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (SUS), ligado ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O programa tem como objetivo ofertar atendimento fisioterapêutico a trabalhadores com Dort na região da Grande Florianópolis, visando a recuperação físico-funcional, com foco no retorno ao trabalho.

Ao todo, a iniciativa contempla quatro ações:

  • Fisioterapia e recuperação físico funcional de trabalhadores com Dort;
  • Grupo de Autocuidado para Trabalhadores com Dort;
  • Grupo de Estudos – Saúde e Reabilitação de Dorts em trabalhadores;
  • Fisioterapia Aquática para trabalhadores com Dort.

Coordenado pela professora Rita de Cássia Paula Souza, o programa conta com a participação de docentes e de oito acadêmicos (bolsistas e voluntários) do curso de graduação em Fisioterapia, de uma doutoranda da unidade, além de técnicos da Clínica Escola de Fisioterapia e do Serviço de Atendimento à Saúde da universidade.

Adaptação

A telefisioterapia foi uma alternativa implantada pelo programa para evitar a paralisação dos atendimentos, em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Normalmente, os pacientes do programa são atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia, no Bairro Coqueiros, na Capital.

A equipe do Saúde do Trabalhador adaptou as ações que desenvolve após a suspensão das atividades presenciais em toda a universidade a partir de 17 de março.

Desde então, o programa manteve as atividades do Grupo de Estudos Saúde e Reabilitação de Dorts em trabalhadores, de forma remota, e fez o planejamento das demais ações para a pandemia. O atendimento por telefisioterapia iniciou em maio.

Recurso inovador

"Como programa de extensão, além de prestar um serviço importante à comunidade, a continuidade das atividades por meio da telefisioterapia serviu aos acadêmicos para conhecerem e incluírem na sua rotina essa nova sistemática de contato com o paciente. Os estudantes também passaram a utilizar a telefisioterapia quando foram retomadas as aulas remotas da universidade, em 22 de junho, portanto já estavam em contato com o recurso há quase dois meses", afirma Juliano Tibola, fisioterapeuta do programa.

Após o início da pandemia, o programa também implementou uma perfil no Instagram para divulgar informações sobre temas como prevenção de lesões, problemas relacionados às Dorts, trabalho e fisioterapia, entre outros.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cce.cefid@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do programa adaptou atividades
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h