Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/04/2020-19h41

Trabalho da Udesc Joinville é publicado em revista internacional de materiais de construção

Placas de Concretos Permeáveis - Foto: Divulgação
Integrantes do Mestrado em Engenharia Civil, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udes) em Joinville, são autores de um artigo sobre concretos permeáveis publicado no periódico científico “Construction and Building Materials”, uma das mais importantes revistas na área de materiais de construção. O trabalho foi realizado pelos professores Carmeane Effting, Virgínia Grace Barros, Itamar Ribeiro Gomes; o técnico Adilson Schackow ; e os alunos de iniciação científica: Meise Schünke Delandréa e Valmor Santos da Costa Neto.

O artigo intitulado “Permeable concrete plates with wastes from the paper industry: Reduction of surface flow and possible applications” já está disponível on-line e será publicado na edição de julho. O artigo surgiu do projeto de pesquisa Fapesc Nº 01/2016, cuja finalidade foi integrar diferentes áreas da engenharia civil: hidrologia, materiais, pavimentação e estruturas.

Foram desenvolvidos concretos permeáveis ​​usando resíduos da indústria de papel, em substituição ao cimento, para reduzir o escoamento superficial da água da chuva em áreas urbanas que causam inundações. Além disso, o concreto permeável apresenta potenciais benefícios na redução da temperatura, melhorando o ambiente térmico. Foram avaliadas as características físicas e mecânicas dos concretos permeáveis, sua condutividade térmica e permeabilidade. Os ensaios experimentais foram realizados no Laboratório de Materiais de Construção Civil, do Departamento de Engenharia Civil.  

Também foi realizada uma simulação numérica por meio do método dos elementos finitos, utilizando o software Abaqus. A placa de dimensões de 0,8x0,8x0,1 m foi submetida a cargas dinâmicas móveis, modelando a área de contato entre roda e placa. Pesquisaram-se as posições da roda que gerassem as maiores tensões principais, sendo que estes valores foram comparados com os valores experimentais. O resultado da simulação validou os resultados experimentais para uso em tráfego de veículos leves.

O artigo envolve os campos de política e gestão ambiental, materiais e tecnologias sustentáveis, minimização de resíduos e redução de emissão de CO2 por meio da substituição do cimento Portland. As misturas apresentaram altos graus de permeabilidade (mais de 3600 mm/h). Uma camada de 10 cm de espessura de concreto permeável poderia suportar até 34 mm de precipitação de chuva. Se houver uma base e sub-base de brita a capacidade de acumular água da chuva pode chegar a 103 mm. O concreto permeável com 5% de resíduo apresentou a menor condutividade térmica (0,798 W/mk), inferior à condutividade térmica do concreto convencional (1,518 W/mk).  

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h