Pesquisadores do Profei abordam produção de livro e
de curta metragem no estudo - Arte: Divulgação
Um trabalho desenvolvido por pesquisadores vinculados ao
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será apresentado na 1ª Mostra Oca de Cinema Indígena, que será realizada entre 26 e 28 de maio, em Salvador.
Proposto em forma de resumo expandido, o estudo
“Prevenção de Riscos e Desastres em Eventos Climáticos Extremos: Ações Educativas Inclusivas de Literatura e Audiovisual com Dubladores da Reserva Indígena Amaral/Tekoá Kuriy” é de autoria da mestranda Érica Portela Leite Wielganczuk e dos professores Eduardo Jara e Fábio Napoleão, seus orientadores na pós-graduação.
O trabalho aborda duas iniciativas de extensão universitária: a criação do livro infantil “Prevenção de Riscos e Desastres para Crianças” e a produção de um curta-metragem animado baseado na obra.
Painel na quarta
A apresentação ocorrerá na próxima quarta-feira, 28, no Painel de Arte, Cultura e Educação (que tem atividades das 9h às 12h )
Conforme os autores, o estudo "destaca a articulação entre educação inclusiva e a valorização da cultura indígena por meio de ações educativas interdisciplinares".
O livro, escrito por Eduardo Jara e ilustrado por Maria Clara Reschke, está disponível gratuitamente em versão digital.
Acesse a obra.
A animação tem 10 minutos de duração e foi dirigida por Marina Pinho, com dublagens feitas por crianças Guarani Mbya da Reserva Amaral, em Biguaçu (SC), com autorização do cacique Jokabe. O curta será lançado em outubro, durante o 5º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres.
Extensão e pós-graduação
Para o professor Jara, a presença de trabalhos do Profei da Udesc Cead voltados à educação indígena e desenvolvidos no contexto da extensão universitária demonstra "a força e o potencial criativo da pós-graduação em Educação Inclusiva da universidade".
"Essa iniciativa reflete o compromisso do programa de pós-graduação com uma educação de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas e às necessidades pedagógicas de uma sociedade plural", afirma.
Sobre a mostra
A Mostra Oca é um evento com proposta multimodal voltada ao uso didático do cinema étnico-pindorama. O evento tem como objetivo difundir a produção audiovisual indígena, tanto nacional quanto internacional, promovendo reflexões sobre os limites e ambiguidades da geopolítica do conhecimento, além de valorizar as epistemologias do Sul e os saberes ameríndios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo
site. A programação será transmitida ao vivo pelo canal
Diálogos Insubmissos no YouTube.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
Texto escrito pela estagiária de Jornalismo Maria Eduarda de Toledo Vieira, sob orientação do jornalista Gustavo Cabral Vaz