Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/11/2013-19h25

Trabalho de egressa de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna ganha menção honrosa em concurso

Projeto do Mercado Público de Imbituba se baseia na ecoefetividade - Imagens: Amanda Pamato

O departamento catarinense do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC) divulgou na última sexta-feira, 8, o resultado do 1º Prêmio para Estudantes Graduandos em Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina, que teve 33 inscritos, sendo quatro deles premiados e dois com menção honrosa.

Uma das menções foi para a arquiteta e urbanista Amanda Gonçalves Pamato de Souza, que se formou no primeiro semestre de 2013 pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna.

A egressa participou da disputa com o seu trabalho de conclusão de curso, "A ecoefetividade aplicada ao projeto do Mercado Público de Imbituba - SC", que foi desenvolvido com orientação do professor Jader Afonso Savi Mondo e co-orientação do docente Alberto Lohmann.

Para o júri do concurso, Amanda elaborou a "solução arquitetônica adequada quanto ao tratamento do projeto na articulação do chão com a cidade". 

O trabalho dela e dos demais premiados serão mostrados ao público em uma exposição itinerante nas instituições participantes do concurso, em parceria com o IAB/SC.

Sustentabilidade

Segundo o orientador Jader Mondo, a egressa buscou desenvolver estratégias de sustentabilidade e demonstrou "grande sensibilidade e preocupação na inserção urbana pela criação de espaço livre público, sem prejudicar a necessidade programática de um mercado público".

No projeto, o mercado público filtra o gás carbônico do ar, limpa a água, estabiliza o solo e gera energia, além de ser facilmente desmontável e reciclável. 

O design do edifício também propicia aos moradores e turistas um local que celebra a harmonia entre o ambiente construído e o ambiente natural e entre as pessoas, as plantas e os animais.

"A implantação proposta constrói um diálogo com a rua, mantendo a horizontalidade sem abrir mão de um programa organizado em três pavimentos", acrescenta o professor.

Além de Amanda, mais quatro arquitetos e urbanistas formados pela Udesc Laguna participaram do concurso: Cinthia Angeli, Duanny Morais Macêdo, Francisco Rocha João e Jennifer Vargas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h