Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/12/2020-15h00

Trabalhos da Udesc Cefid são apresentados em evento internacional sobre lazer

Estudos foram feitos pelo Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física - Foto: Freepik
Pesquisadoras do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentaram dois trabalhos científicos no 14º Encontro Internacional Científico Otium e Congresso Iberoamericano de Estudos do Lazer, Ócio e Recreação (Cielor), realizado entre 25 e 27 de novembro de forma online.  

O tema geral do encontro foi “Os Estudos do Lazer, Ócio e Recreação na Iberoamérica”.

Os dois trabalhos foram apresentados dos membros do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), orientandos da professora Alcyane Marinho.

Atividades na pandemia

O estudo “Atividades físicas no lazer para idosas e adultas: desafios e adaptações em tempos de pandemia” é de autoria de Adriana Aparecida da Fonseca Viscardi, Lais Mendes Tavares, Isabelle Meireles Vieira, Juliana de Paula Figueiredo e Alcyane Marinho.

Segundo as pesquisadoras, o trabalho buscou relatar e refletir sobre a experiência de uma profissional de Educação Física em manter a motivação de idosas e adultas para a prática de atividades físicas no lazer, de forma online, durante o período de isolamento imposto pela pandemia.

O relato de experiência apontou a importância do contato social para as participantes das atividades e a recorrência de dificuldades no uso da tecnologia digital, como problemas de conexão e com o aplicativo utilizado.

Recurso desafiador

Mas o estudo também apurou a satisfação dos praticantes com as aulas e o recurso da criatividade, pela profissional, para tornar as atividades estimulantes.

"Conclui-se que esse formato de atuação profissional é desafiante, contudo, mostra-se como uma potencial estratégia de ampliar a participação em atividades físicas no lazer", afirmam as pesquisadoras.  

Olhar sobre o brincar

O outro trabalho apresentado tem o título “Jogos, brinquedos e lúdico: um olhar sobre o brincar de crianças e adolescentes”, de autoria de Samara Escobar Martins, Wihanna Cardozo de Castro Franzoni, Maria Eduarda Tomaz Luiz, Miraíra Noal Manfroi e Alcyane Marinho.  

O objetivo do estudo foi relatar e refletir sobre experiências e achados de um projeto de pesquisa que tem o brincar como temática central".

O objeto do trabalho, Projeto do brincar, envolveu diferentes pesquisadores, abordagens teóricas e contextos e rendeu, desde 2015, oito trabalhos de conclusão de curso (TCC), duas teses e sete dissertações, três das quais ainda estão em desenvolvimento.

Experiência lúdica

Entre as conclusões, as pesquisadoras destacam "a importância do brincar para a condição humana em todas as fases da sua vida" e que "crianças e adolescentes devem ter garantido o seu direito de brincar, independentemente do contexto em que estão inseridos".

"Alguns estudos apontam que a ausência da experiência lúdica na infância pode contribuir para sentimentos de infelicidade, ansiedade e angústia na vida adulta, reforçando o seu caráter enquanto elemento estruturante e fundamental para o desenvolvimento humano", afirmam.

A íntegra dos artigos pode ser acessada nos anais do evento.

Sobre o evento

O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Associação Ibero-Americana de Estúdios de Ócio (Rede Otium), o Instituto Federal de São Paulo (Ifsp), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Federal do Pará (Ufpa).  

O encontro também contou com a chancela da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (Anpel) e o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudos foram feitos pelo Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h