Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2019-14h28

Trabalhos da Udesc são apresentados em encontro nacional de recreação e lazer

Graduandos e pós-graduandos do Cefid participaram de eventos em Curitiba - Fotos: Divulgação
Estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 30º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel) e do 9º Seminário de Estudos do Lazer, realizados entre 14 a 16 de novembro, no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba.

Com o tema "Lazer e envelhecimento na era digital”, o 30º Enarel teve apresentação de dez trabalhos realizados por pesquisadores na Udesc Cefid, graduandos e pós-graduandos vinculados ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf) e ao Laboratório de Atividade Motora Adaptada (Labama).

Entre as pós-graduandas, estiveram mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, da Udesc Cefid, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), alunas da professora Alcyane Marinho, coordenadora do Laplaf.

Foram apresentados três trabalhos na categoria oral e sete na de pôsteres (veja lista abaixo).

Segundo Alcyane, os trabalhos retrataram experiências vivenciadas em diferentes contextos do ensino, da pesquisa e da extensão, e tiveram repercussão significativa. "A participação no evento contribuiu para a formação acadêmico-profissional dos alunos, oportunizando a integração e a troca de experiências no campo do lazer entre pessoas e diferentes instituições", destaca a docente.

Os eventos foram organizados pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e pela PUC-PR, com apoio de diversas organizações.  

Trabalhos da Udesc Cefid apresentados

Categoria Oral:

  • “O dicionário da criança aventureira: a elaboração de um e-book a partir de instrumentos de coleta de dados” - Autoras: Juliana de Paula Figueiredo e Alcyane Marinho.
  • “Roteiro para mapeamento de espaços e equipamentos de lazer para idosos na cidade de Florianópolis (SC)” - Autoras: Maria Clara Trento, Lais Mendes Tavares, Luciana Teixeira Waltrick, Adriana Aparecida da Fonseca Viscardi e Alcyane Marinho.
  • “Esportes, lazer e atividades recreativas: um relato sobre as experiências no estágio curricular com adolescentes do ensino médio de uma escola pública de São José (SC)” - Autoras: Maria Eduarda Tomaz Luiz, Samara Escobar Martins e Alcyane Marinho.

Categoria Pôster

  • “Envelhecer na natureza: as motivações para o envolvimento em atividades de aventura” - Autoras: Isabelle Meireles Vieira, Juliana de Paula Figueiredo, Adriana Aparecida da Fonseca Viscardi e Alcyane Marinho.
  • “Percepções dos alunos do primeiro ano do ensino médio sobre a vivência com jogos cooperativos” - Autoras: Wihanna Cardozo de Castro Franzoni, Maria Eduarda Tomaz Luiz, Tamara Botelho Pavanatti, Marcela Almeida Zequinão e Alcyane Marinho.
  • “Facilidades e barreiras na atuação profissional em cuidados paliativos: relato de experiência sobre uma ação de extensão” - Autoras: Francine Stein, Beatriz de Freitas Cunha e Alcyane Marinho.
  • “A utilização de filmes no lazer: um relato de experiência sobre o documentário "'lixo extraordinário'” - Autoras: Kaell Ferreira Ferreira, Lais Mendes Tavares, Francine Stein, Maria Eduarda Tomaz Luiz e Alcyane Marinho.
  • “Diversidade de usos dos jogos de tabuleiro: reflexões sobre as percepções de alunos da graduação em educação física” - Autoras: Samara Escobar Martins, Maria Eduarda Tomaz Luiz, Francine Stein e Alcyane Marinho.
  • “Trilha ecológica como estratégia pedagógica em disciplinas de Pós-graduação: um relato de experiência” - Autoras: Milena Caliendo dos Reis, Francine Stein, Lais Mendes Tavares, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães e Alcyane Marinho.
  • “Saúde das mulheres na guarda municipal de Florianópolis: relato de experiência sobre um projeto de extensão universitária” - Autores:Vinícius Sestrem, Renan Souza, Bruno Curcio, Adriana Guimarães e Alcyane Marinho.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Graduandos e pós-graduandos do Cefid participaram de eventos em Curitiba
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h