Quase 60 estudantes participaram da experiência com
a extração do DNA de bananas - Fotos: Divulgação
Uma atividade prática mobilizou turmas do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em cinco municípios catarinenses na última quinta-feira, 24.
Realizada presencialmente, como parte da disciplina Biologia Molecular, da terceira fase, a atividade teve como proposta a extração do DNA de bananas. Participaram, ao todo, 58 estudantes de Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Indaial, Pouso Redondo e Ponte Serrada.
A iniciativa teve orientação da professora Vanessa Pecini da Cunha, no polo de Balneário Barra do Sul, com colaboração da tutora presencial da turma, professora Ariane Bremer, e contou com a colaboração dos tutores presenciais dos demais municípios, que aplicaram a prática em seus polos: Everton Kuelkamp (Braço do Norte), Marciano Scheitz (Indaial), Nislaine Lima da Silva Tamanini (Pouso Redondo), Jesica Taize Spricigo (Ponte Serrada), além da professora Mariana Beraldi Rigonato, que é tutora online da disciplina. Em Balneário Barra do Sul, a recepção aos estudantes teve participação da coordenadora do polo, Cristiane Paim.
Material genético
Segundo Vanessa, a prática teve como objetivo demonstrar, de maneira simples e visual, o processo de extração de material genético a partir de células vegetais. "Utilizou-se ingredientes básicos como detergente, sal, água e álcool gelado, seguindo um protocolo acessível e eficaz", relata a professora. "Durante a atividade, foi possível observar a formação de filamentos esbranquiçados, representando o DNA extraído."
Para a professora, "a prática foi enriquecedora, contribuindo para a compreensão dos conceitos de Biologia Molecular e tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo, além de contribuir para a integração dos acadêmicos, que participaram ativamente, demonstrando interesse e empolgação".
Sobre o curso
A Licenciatura em Ciências Biológicas da Udesc Cead tem como foco a formação inicial para o exercício da docência na educação básica.
Conforme a proposta do curso, "o licenciado em Ciências Biológicas, como portador de conhecimento sobre a diversidade da vida e dos processos que a geram e a mantêm, tem a responsabilidade maior pela disseminação deste conhecimento de forma a contribuir para a construção de sociedades que valorizem o patrimônio natural por meio de uma interação adequada com o mesmo".
Atualmente, o curso tem cerca de 200 estudantes, distribuídos em turmas em 10 polos de apoio presencial: Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Chapecó, Indaial, Joinville, Lages, Laguna, Ponte Serrada, Pouso Redondo e São José.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454