Estudar na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é contar com oportunidade de experiência únicas de intercâmbio, em que estudantes de graduação e pós-graduação podem fazer parte de seus cursos em excelentes universidades conveniadas no exterior. Já são 110 acordos de mobilidade acadêmica com instituições de 33 países, de vários continentes.
Alunos de graduação têm acesso ao
Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome). A cada semestre letivo, desde 2010, o Prome seleciona estudantes de todos os centros da Udesc espalhados pelo estado para uma bolsa de intercâmbio internacional que inclui passagens aéreas, seguro de saúde e um auxílio de cerca de 600 euros por mês, durante até seis meses.
Outra opção é o Programa de Mobilidade Internacional Livre – válido para estudantes de graduação e mestrado. Pela Mobilidade Livre, o intercambista fica isento do pagamento das aulas na universidade de destino (assim como no Prome), mas precisa arcar com as despesas de viagem, estadia e seguro. Em 2025, os dois programas levarão 105 estudantes de graduação da Udesc a outros países.
As inscrições para o Prome e Programa de Mobilidade Livre para o primeiro semestre estão abertas.
Acesse a notícia e saiba mais.
Os alunos dos programas de doutorado da Udesc contam com o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (
PDSE/Udesc), lançado em 2024, que já garantiu a 15 doutorandos um período de estudos no exterior.
Intercâmbio na Espanha
Um dos estudantes a viajar pelo Prome foi Guilherme Bertoli Telma, aluno do curso de Engenharia de Produção (habilitação em Mecânica) da Udesc Planalto Norte. Ele passou o segundo semestre de 2024 na Universidade de Sevilha, Espanha, em um período que avalia como “produtivo e de muito aprendizado”.
“Lá eu cursei disciplinas do meu curso, que eu gostei muito, mas também fiz disciplinas como Astrofísica, sistemas de veículos espaciais, que não estão na minha grade curricular. Foi muito bom ter essa possibilidade de adquirir conhecimento de outras áreas”, conta o futuro engenheiro.
Guilherme também destaca a oportunidade de realizar parte dos seus estudos em uma instituição de nível internacional, praticar mais idiomas, estar em contato com outras culturas e fazer novos amigos. “Ter essa possibilidade de estar num lugar novo, com um idioma diferente, me fez crescer como ser humano. Claro que há dificuldades, mas vale a pena”, afirma Guilherme.
Confira essa e outras histórias de intercambistas da Udesc no
Podcast Intercâmbio.
Portas abertas para o mundo
Além de possibilitar que estudantes e docentes expandam seus conhecimentos em instituições internacionais, a Udesc abre suas portas para que alunos e pesquisadores estrangeiros façam intercâmbio na universidade.
Em 2025, 10 pós-graduandos da Argentina, Colômbia, México e Cuba desembarcaram na Udesc em Florianópolis e Joinville para um período de mobilidade acadêmica pelo
Programa Move La América, da Capes.
Estudantes de graduação internacionais também são recebidos para intercâmbios na Udesc. Ao chegarem, eles recebem apoio de colegas locais por meio do
Buddy Program, programa de apadrinhamento de intercambistas. A expectativa é receber 45 alunos de diferentes países neste segundo semestre de 2025, nos centros da Udesc em Florianópolis, Joinville e Laguna.
Saiba mais
Para conhecer os programas de intercâmbio da Udesc, entre em contato com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc (SCII) pelo e-mail
scii.reitoria@udesc.br e com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) pelo e-mail
proppg.reitoria@udesc.br
Série “Udesc 60 anos”
Este texto integra uma série especial de conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe de comunicação da Udesc em comemoração aos 60 anos da universidade, celebrados em 20 de maio de 2025. Nestas matérias, é possível relembrar a trajetória da instituição e conhecer exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.
Confira os textos da série e outras informações sobre os 60 anos da Udesc em:
udesc.br/60anos
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006