Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/04/2019-17h50

Udesc abre as portas para a comunidade neste sábado em Florianópolis

 
Foto: Laís Moser

Atividades artísticas e culturais gratuitas para adultos e crianças serão realizadas neste sábado, 13, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – no campus do Itacorubi em Florianópolis, com o evento Ceart Aberto à Comunidade.

Estão previstas diversas oficinas, como de samba de gafieira, desenho, tipografia em carimbos, agrobiodiversidade e plantas alimentícias não convencionais; apresentações artísticas de teatro e música; feiras de moda, arte, artesanato, gastronomia e produtos orgânicos; exposição fotográfica; espaço com atividades para crianças de 5 a 13 anos (jogos, oficinas e atividades de arte); e roda de conversa com artistas sobre proposições artísticas em multimeios.

As atividades são realizadas gratuitamente, promovendo à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural. Não é necessário realizar inscrições prévias para as oficinas – os interessados podem se inscrever diretamente no dia, no local da atividade. Para as apresentações artísticas, os ingressos gratuitos serão distribuídos no local, uma hora antes do início de cada atividade.

Esta é a primeira edição do ano do projeto Ceart Aberto à Comunidade e as próximas edições serão realizadas no segundo sábado dos meses de maio, junho, agosto, setembro e novembro.

Confira o cartaz com a programação completa e acesse na página do projeto a descrição detalhada de cada atividade. Mais informações pelo email ceartaberto@gmail.com.

>> Programação <<

> Oficinas

  • Oficina de Samba de Gafieira | 14h às 16h

Sinopse: Espaço para conhecimento e reconhecimento do gênero de dança samba de gafieira. A proposta é convidar os corpos a dialogarem entre si dentro do universo do samba a dois.
Público-alvo: Pessoas que queiram conhecer um pouco de samba de gafieira.
Vagas: 30. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Necessidades para participantes: Roupas confortáveis
Local: Sala Laboratório 3 – Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Ministrante: Tassiana Leivas Bastos

  • Oficina de Agrobiodiversidade e PANC's | 14h às 17h

Sinopse: Conversa e passeio pelo Campus da Udesc, identificando espécies vegetais comestíveis e discutindo um pouco a nossa relação com o ambiente, alimentação e melhor convívio nas cidades. Aprendendo algumas técnicas agronômicas em relação às plantas e formas de cultivo.
Público-alvo: Interessados no tema e curiosos de maneira geral
Vagas: 25
Necessidades para participantes: Nenhuma
Local: Sala Laboratório 2 – Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Ministrante: Jefferson Pietroski Mota

  • Oficina: Laboratório de Desenho: animação no campo | 14h às 16h

Sinopse: A proposta é trabalhar com o desenho para a animação com crianças, explorando a atividade do desenhar como comunicação, percepção, ação e invenção. O tema da atividade será os animais na floresta. Esta oficina faz parte das ações do Programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica” e tem como objetivo geral promover atividades interdisciplinares que integrem a universidade à comunidade a partir de ações que envolvam os Livros, a Tipografia e o Desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense.
Público-alvo: Crianças de 6 à 11 anos
Vagas: 20
Necessidades para participantes: nenhuma
Local: Sala Teatro-educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Ministrantes: Maria Eduarda Marcelino

  • Oficina de tipografia em carimbos e a composições da página tipográfica | 15h30 às 16h30

Sinopse: Oficina coordenada pelo programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica” da Udesc Ceart.
Público-alvo: A partir dos 12 anos
Vagas: 20
Necessidades para participantes: nenhuma
Local: Sala Teatro-educação - Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Ministrantes: Letícia Schuelter de Lima

> Apresentações artísticas

  • Intervenção “Desenho/escuta: Informações Turísticas” | 14 às 16h

Sinopse: A ação consiste em montar uma mesa e duas cadeiras em lugares de passagem para convidar as pessoas a descreverem uma paisagem afetivamente significativa da cidade/balneário de Florianópolis e a partilharem os motivos dessa escolha. Marcos Gorgatti oferecerá um desenho com cores, formas, linhas e palavras feito das imagens, paisagens e histórias dos afetos que surgem com a memória da experiência relacionada ao lugar narrado. O desenho é fotografado e passa a fazer parte do "acervo" do mapa afetivo de Florianópolis que o artista vem realizado, desde novembro passado, para realizar uma publicação com o material.
Local: Hall do bloco amarelo (BAM)
Por: Marcos Gorgatti

  • Piano Autoral | 16h

Sinopse: Aberto à participação de pianistas da comunidade, o Piano Autoral é um recital que incentiva o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU)
Coordenação: Felipe Paupitz Schlichting

  • Performance “Medusa enredada: como lembrar?... mas... como esquecer?” | 17h30

Sinopse: No labor em processo "Medusa enredada: como lembrar?...mas...como esquecer?", sobre violências de gênero, Camila Durães sonda entrecruzamentos entre som e cena, corpo voz e violoncelo, memórias e "esquecimentos", traumas e silêncios, ficções e fricções, em alguns dos retalhos rasgados pelas violências de gênero.... nas fronteiras, uma improvisação-gambiarra... Após a performance, haverá uma roda de conversa e escuta sobre violências de gênero.
Público-alvo: classificação etária a partir de 16 anos
Local: Espaço 1 - Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Com: Camila Durães

  • À Flor da Pele | 19h

Sinopse: Da terra vermelha, a identidade. Das flores, os ritos fúnebres e a imanência. Da memória material, a lembrança. Do espaço, o devir. Da música, a provocação. Nesse espetáculo performativo não é contada uma história, mas os mais profundos registros de um corpo sensível, não linear, não lógico, porém com várias camadas, como há em todas as pessoas. Tudo emana dessa pele, dessas peles, onde estão inscritas as histórias, cicatrizes, uma vida inteira... um ser todo à flor da pele... das peles. À Flor das peles é um espetáculo performativo, no qual carrega uma narrativa fragmentada, espaço estilizado, fisicalidade extremada presente no corpo da performer e um texto que reverbera do momento. É um espetáculo contemporâneo.
Público-alvo: A partir de 14 anos
Local: Espaço 2 - Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Com: Cia. Libélulas

  • Espetáculo “Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar” | 20h

Sinopse: O espetáculo se propõe a lançar outra visão/escuta das canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht na atualidade. Qual o sentido de cantar Brecht hoje? A encenação é um híbrido entre música e teatro, na qual o ponto de partida é a forma canção: a canção como um modo de entrar em contato com o público, um veículo através do qual os performers consolidam uma forma de existência, mais do que uma ficção encenada sobre o palco. A formação escolhida é violino e voz. Porém, estes não são meramente instrumentos: são formas de existir contaminadas pelo grotesco, pela subversão, pelo amor ao jogo. Visualidade e sonoridade juntas para criar um percurso nem apenas teatral, nem apenas musical: um percurso de bufão, melodrama, lirismo e redenção através das histórias cantadas de Weill e Brecht.
Público-alvo: Adulto
Horário: 20h
Local: Hall do Bloco Amarelo
Por: Bárbara Biscaro e Fernando Bresolin

> Roda de conversa

  • Proposições artísticas em multimeios | 14h
Sinopse: Roda de conversa com artistas Carlos Alberto Franzoi, Sérgio Adriano H., Priscila Lemos dos Anjos, que falarão a respeito da sua produção atual, abordando estratégias artísticas contemporâneas em multimeios, como performance, fotografia, linguagem escrita e vídeo. Organização Silvana Barbosa Macêdo e Juliana Cristina Pereira.
Público alvo: Roda de conversa direcionada aos alunos dos cursos de Artes Visuais e à comunidade em geral interessada na produção artística contemporânea de Santa Catarina.
Local: Auditório do Bloco amarelo (BAM)

> Exposições

  • Exposição de fotografia: Olhar outros olhares | 13h às 19h
Expositor: Luis Paganeli
Sobre a exposição: A exposição de Luis Paganelli reúne fotografias de uma temporada passada nos arredores da Piazza della Signoria, em Firenze, na Itália. Foram dois meses observando a rotina de moradores, comerciantes, turistas, artistas de rua e estabelecendo pactos de olhares com os fotografados.
Ação educativa: haverá ação educativa na exposição das 15h30 às 16h30
Local: Hall da Reitoria
Curadoria: Lucila Horn


> Feiras

  • Feira Gastronômica | 12h às 17h30
Gastronomia artesanal para todos os gostos
Local: Deck da Udesc Ceart
Feira de Artes, Moda e Artesanato | 12h às 17h30
Alunos, ex-alunos e comunidade expondo produtos e arte.
Local: Deck da Udesc Ceart e Hall do Bloco Amarelo (BAM)

> Espaço Criança | 13h30 às 16h

Sinopse: Jogos, contação de histórias e muita arte e criatividade para crianças dos 5 aos 13 anos.
Público-alvo: Crianças dos 5 aos 13 anos (menores de 5 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsável).
Local: Entrada da Udesc Ceart.
Coordenação: Programa de Extensão Life - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Udesc Ceart).

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios | 13h às 18h


Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h