Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2017-13h17

Udesc abre inscrições nesta terça para oficinas de música para crianças e adolescentes

Capa do CD desenvolvido em 2016 nas oficinas Arte: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abre a partir das 14h desta terça-feira, 21, as inscrições para as Oficinas de Música para Crianças, oferecidas anualmente pelo programa de extensão Música e Educação (Muse), do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.

O projeto oferece um espaço de aprendizagem musical para crianças e adolescentes (de 6 a 14 anos de idade).

As aulas são gratuitas, iniciam no dia 6 de abril e serão realizadas na sala 12 do Departamento de Música da Udesc, no campus do bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Turmas
Este ano serão oferecidas duas turmas de musicalização e uma turma de oficina de samba, todas no período vespertino e cada uma com 15 vagas:
  • Oficina de Samba - Quinta-feira das 13h30 às 14h45 (para estudantes de 11 a 14 anos);
  • Oficina de Música (turma A) - Quinta-feira das 15h às 16h15 (para crianças de 6 a 8 anos);
  • Oficina de Música (turma B) - Quinta-feira das 16h30 às 17h45 (para crianças de 9 a 11 anos).

Inscrições

As inscrições iniciam nesta terça-feira, 21, às 14h, sendo que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, por meio de formulário online de inscrição que será disponibilizado no site do projeto.

Neste ano, 50% das vagas serão reservadas para crianças de escolas públicas, e estas vagas que não forem preenchidas serão ocupadas pelos demais inscritos, observada a ordem de inscrição. Cada inscrito só pode participar de uma única turma e a confirmação da matrícula será enviada por e-mail pela equipe do Muse nos próximos dias .

Sobre o projeto

As oficinas, coordenadas pela professora Viviane Beineke, visam ampliar as ideias de música das crianças, favorecendo a compreensão musical como resultado de reflexões advindas de práticas musicais autênticas, prazerosas e criativas.

Nessa perspectiva, são proporcionadas experiências musicais variadas, em que as crianças tocam instrumentos, cantam, compõem músicas, gravam, ouvem e analisam a sua própria produção musical e a de outros artistas. Anualmente, o projeto lança CDs com composições de domínio público e das próprias crianças.

A oficina de samba aborda as formas tradicionais do samba, contextualizadas historicamente e considerando as matrizes partido alto, samba de terreiro, samba-enredo e samba-canção. Serão focalizadas as características rítmicas, a instrumentação, a letra e a poesia. As atividades terão como eixo principal a performance vocal e instrumental, apreciação e composição, visando a compreensão e a prática desse gênero musical.

Inscrições e mais informações sobre as oficinas no site do projeto. Dúvidas e mais informações pelo e-mail oficinasdomuse@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h