Professores da rede municipal participaram de
capacitação na Udesc Alto Vale - Fotos: Div.
No período de recesso escolar de julho, professores do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizaram uma série de capacitações para a comunidade em Ibirama, incluindo professores e estudantes das redes municipal e estadual de ensino.
Parte das ações foram promovidas pelo projeto de extensão Gestão Intersetorial de Serviços Públicos (Gisp), coordenado pela professora Valkyrie Fabre.
Uma das capacitações oferecidas foi o curso "Direitos da Criança e do Adolescente", direcionado a todos os candidatos ao Conselho Tutelar.
Promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibirama, a ação orientou os participantes em relação à legislação e ao papel da rede de proteção de crianças e adolescentes.
Lousa digital
Outra capacitação, a "Lousa Digital", ocorreu na Escola Christa Sedlacek e foi destinada a 100 professores da rede municipal.
O objetivo foi ensinar o uso das funcionalidades e aplicações da lousa digital no ensino. Os docentes puderam testar e praticar diferentes ferramentas, desde as mais tradicionais até aplicativos de gamificação.
Aprendizado
O diretor de Ensino de Graduação, Diego Rafael Stüpp, destacou a importância desse momento de aprendizado e de troca de experiências para os professores da rede de ensino.
“Os docentes puderam conhecer de forma prática as principais ferramentas da lousa digital, muitos deles conseguiram identificar oportunidades da aplicação em suas disciplinas, que possibilitará tornar as aulas mais atrativas para os estudantes”.
Udesc Jovem
Também em julho, o projeto de extensão Udesc Jovem Para Elas, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), prosseguiu com suas atividades que visam auxiliar mulheres de Ibirama e José Boiteux.
As ações desenvolvidas proporcionam ferramentas para a independência financeira, o controle de gastos, o planejamento pessoal e profissional, oportunidades de renda e orientação para abrir seus próprios negócios.
Outra iniciativa da Udesc Alto Vale em andamento em Ibirama é o projeto Udesc Jovem, feito em parceria com a Prefeitura de Ibirama, que ministra um curso de auxiliar de escritório para 50 adolescentes do ensino médio, buscando orientá-los em relação ao primeiro emprego.
Abordagens pedagógicas
O convênio com a prefeitura também viabilizou a realização do projeto Udesc Abordagens Pedagógicas, destinado a professores do ensino fundamental da rede pública e privada de Ibirama.
Esse programa teve como objetivo prevenir a evasão escolar e promover a superação de dificuldades de aprendizagem originadas em diferentes formas de violência, como violência de gênero, digital, sexual, capacitismo e étnico-racial.
Palestra no Ceja
Outra atividade realizada em julho foi a palestra "Professor e Aluno: uma relação de valor", ministrada pelo diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer, para docentes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja).
A apresentação abordou conceitos essenciais do composto de marketing aplicados à educação. O objetivo foi auxiliar os professores a compreenderem a demanda do conhecimento sob a perspectiva do aprendiz. Segundo Eyerkaufer, “o valor gerado na relação de ensino é aquele que é efetivamente percebido pelo estudante”.
Para a coordenadora do Ceja, Roselaine Lidia Schmidt, a apresentação do professor Eyerkaufer "foi muito feliz na sua abordagem teórico prática e, especialmente, na didática desenvolvida". "Não basta o educador dominar os conteúdos curriculares sem estabelecer um processo de escuta e fala junto a vida do aluno, pois não somos seres dissociados dos contextos de nossas vidas", destaca a professora.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009