Encontro teve três palestras e visita técnica à
estação de tratamento - Fotos: Divulgação
O
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, sediou na última quinta-feira, 21, uma capacitação técnica sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Realizado em parceria pelo Instituto Água Conecta e o Comitê do Itajaí, com o apoio também da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o evento integrou a programação da Semana da Água 2023 em Ibirama.
Comunidade acadêmica, profissionais da área e membros da comunidade lotaram o auditório da Udesc Alto Vale para acompanhar três palestras com especialistas na área.
O diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer, professores e estudantes do curso de Engenharia Civil prestigiaram o encontro.
Palestras
Na primeira apresentação, William Jucelio Goetten, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), compartilhou suas perspectivas e desafios sobre a utilização de soluções locais para o esgotamento sanitário.
Alexandre Bach Trevisan, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), conduziu uma oficina que levou os participantes a refletirem sobre as diferentes possibilidades de esgotamento sanitário.
E Pablo Heleno Sezerino, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), explorou o uso das wetlands (filtros naturais) construídos como uma solução baseada na natureza para o tratamento de esgoto individual, demonstrando como é possível aplicar esse tipo de tecnologia.
Visita técnica
Também foi realizada uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto na Casan de Ibirama, para conhecer as etapas, equipamentos e processos de tratamento de esgoto da região, além de debater o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009