Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/03/2020-14h28

Udesc apoia intercâmbio de acadêmica de Engenharia de Produção em Portugal

Aluna da Udesc Planalto Norte, Barbara passou seis meses na Cidade do Porto - Foto: Arquivo Pessoal
Estudante de Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, Barbara Tokarz retornou em fevereiro deste ano de um intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, com apoio do Programa de Mobilidade Estudantil (Prome Internacional).

Atualmente na oitava fase, a acadêmica passou seis meses na Faculdade de Engenharia, onde cursou três disciplinas, além de estudar Espanhol na Faculdade de Letras.

O Prome Internacional da Udesc visa possibilitar a graduandos da universidade a experiência de passar um semestre estudando em uma instituição de ensino superior internacional.    

Oferecido todos os semestres a alunos dos 12 centros de ensino, o auxílio inclui passagens aéreas de ida e volta, seguro-saúde no país de destino e ajuda de custo de até seis parcelas mensais de 600 euros ou dólares. Para o próximo semestre, as inscrições irão até o dia 24.

Oportunidade

Barbara conta que, antes mesmo de entrar na Udesc, já conhecia o Prome Internacional e tinha intenção de participar. Após a experiência, ela destaca ainda mais a importância do programa: "Pude conviver com outros estudantes estrangeiros e perceber a realidade que enfrentam. A maioria não recebia auxílio financeiro, tinha benefícios como gratuidade nas taxas acadêmicas, mas precisava arcar com as despesas de moradia, transporte e alimentação. Com o apoio da Udesc, consegui me manter em Portugal sem dificuldades", conta.

Ela revela que, a princípio, tinha preferência por um país com idioma diferente do português, mas escolheu a Universidade do Porto graças ao incentivo de amigos que já conheciam a cidade. "Acabei me apaixonando. Além da cidade, a universidade está entre as 200 melhores do mundo e as 100 melhores da Europa."

A estudante destaca a organização das disciplinas cursadas na Faculdade de Engenharia. "Para cada aula teórica, há uma aula prática, o que facilita muito a fixação do conteúdo. Mesmo que a disciplina fosse essencialmente teórica, eles conseguiam trazer uma visão prática do assunto", comenta. Por outro lado, ela achou as avaliações mais difíceis do que na Udesc, pois não são fragmentadas por conteúdo - ao final do semestre, a estudante passou por uma avaliação com tudo o que foi visto no período.

Crescimento pessoal

Além de estudar, o intercâmbio possibilitou à Barbara visitar, ao todo, sete países, experiência que acrescentou muito para o seu crescimento pessoal. "Ver a neve e conhecer lugares como o Deserto do Saara foi inesquecível. A lembrança do pôr do sol da Cidade do Porto sem dúvida permanecerá para sempre", afirma.

Para a acadêmica, o intercâmbio foi uma vivência transformadora: "Foram seis meses muito intensos. Saí pela primeira vez da casa dos meus pais, conheci pessoas das mais diferentes nacionalidades. Foi uma experiência única, que trouxe muitos aprendizados, além de amigos que ficarão para a vida", destaca.

Para quem tem interesse em fazer intercâmbio, Barbara aconselha: não tenham medo. "O crescimento acadêmico e pessoal com certeza supera qualquer dificuldade. Essa oportunidade que o programa da Udesc dá aos estudantes é imperdível", conclui.

Duas vagas para próximo semestre

As inscrições para o Edital nº 01/2020 do Prome Internacional seguem abertas até 24 de março e devem ser feitas na Direção de Ensino da Udesc Planalto Norte.

Para os estudantes da unidade, são oferecidas, nesse edital, duas vagas de auxílio, uma pela universidade e a outra com recursos alocados pelo próprio centro de ensino. Acesse o edital.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aluna da Udesc Planalto Norte, Barbara passou seis meses na Cidade do Porto
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h