Reitor da Udesc, José Fragalli, conversa com a secretária estadual de
Educação, Luciane Ceretta, ambos com suas equipes de gestão, na
Secretaria de Estado da Educação (SED) - foto: divulgação
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fragalli, e a secretária estadual de Educação, Luciane Ceretta, tiveram uma reunião institucional na quinta-feira, 9, na sede da Secretaria de Estado da Educação (SED), em Florianópolis, acompanhados de suas equipes de gestão. Demandas estratégicas, balanço das ações na Udesc nos últimos dois anos e proposta de alteração no plano de carreiras da universidade fizeram parte da conversa.
Além do reitor José Fragalli, participaram da reunião os pró-reitores de Administração, Pedro Girardello, de Planejamento, Gustavo Araújo, e de Ensino, Julice Dias, e a chefe do Gabinete da Reitoria da Udesc, Carolina Hommerding. Ao lado de Luciane Ceretta estavam a secretária-adjunta, Kênia Scarduelli, a diretora de Ensino Superior, Indianara Toreti, e o chefe do Gabinete da SED, Celso Albuquerque.
Plano de carrreiras
Um dos principais temas tratados foi a proposta de alteração do plano de carreiras dos servidores da Udesc. Fragalli ressaltou que a aprovação do plano, atualmente em tramitação no Grupo Gestor de Governo (GGG), é fundamental para a modernização administrativa e o fortalecimento institucional da universidade. Uma dos avanços que o plano proporcionaria, por exemplo, é a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
A secretária Luciane Ceretta reconheceu a relevância do tema e manifestou apoio à aprovação do plano de carreiras, destacando a importância do diálogo institucional para o avanço da proposta nas instâncias de governo. Também foi ressaltado que o processo de tramitação no Governo poderá seguir seu curso, com perspectiva de apreciação e eventual aprovação a partir de 2027, após o período de restrições eleitorais.
Parcerias
Durante a reunião, a Udesc mostrou disposição em colaborar com a SED em parcerias voltadas à formação de professores, reforçando o papel da universidade como agente estratégico para o desenvolvimento da educação básica no estado.
A equipe da Udesc também relatou a condição atual da obra de
construção da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles, no bairro Capoeiras, em Florianópolis. A Udesc recebeu um terreno do estado para erguer o novo campus do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e assumiu a obra de reconstrução da escola, em parte da mesma área.
A obra da escola deve ser finalizada ainda em 2026. O relato da equipe da Udesc destacou os impactos positivos que deverá gerar no entorno, contribuindo para a valorização da região e para a melhoria da oferta educacional. A secretária Luciane Ceretta foi convidada para visitar as obras da escola, em uma data que ainda será agendada.
Conquistas e desafios
Outro ponto discutido foram conquistas recentes da Udesc, como a
inclusão da universidade em três redes do programa Capes Global, no Ministério da Educação (MEC). A seleção da Udesc para o programa amplia as possibilidades de internacionalização e fortalecimento acadêmico da universidade.
Já a Secretaria de Estado da Educação compartilhou os principais projetos e desafios da pasta, com ênfase nas políticas voltadas à melhoria dos indicadores educacionais, especialmente aqueles relacionados à alfabetização de crianças até o segundo ano do ensino fundamental.
A reunião reforçou a aproximação institucional entre a Secretaria de Estado da Educação e a Udesc, consolidando um ambiente de diálogo e cooperação entre as duas pastas. Esse alinhamento contribui para fortalecer o papel da universidade no sistema educacional catarinense, evidenciando a relevância de sua atuação.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935