Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2016-17h46

Udesc assina convênio de mobilidade internacional com universidade alemã de Ciências Aplicadas

Sede da Escola Internacional de Design de Colônia (KISD), instituição vinculada à Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia. Foto: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmou, no mês de setembro, um acordo de cooperação de cinco anos com a Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (TH Köln), da qual faz parte a Escola Internacional de Design de Colônia (KISD em inglês). A parceria permite o intercâmbio entre alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, servidores e a promoção e colaboração em pesquisas e artigos entre as duas universidades.

Os acadêmicos interessados em estudar na instituição alemã não precisarão pagar as taxas de estudo da instituição de destino. Os estudantes podem se candidatar por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Livre, sem bolsa, ou por meio do Programa de Mobilidade Estudantil - Prome Internacional, com bolsa.

Cada universidade também ajudará a providenciar acomodação para o aluno, sendo que os custos serão de responsabilidade do aluno, caso não receba bolsa de estudos. As passagens serão responsabilidade do aluno ou de sua instituição de origem, no caso do Prome Internacional. Para o ano de 2017, a Udesc Ceart já receberá dois alunos da universidade alemã.

Sobre Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia

Com sede nas cidades de Colônia, Gummersbach e Leverkusen, a TH Köln oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas, entre elas Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Design, Engenharia e Restauro e Conservação de Arte.

Na área do Design, a universidade alemã oferece os cursos de Bacharelado em Design Integrado, e mestrados em Design Integrado e Design de Produto e Desenvolvimento de Processos na Escola Internacional de Design de Colônia (KISD em inglês). Por sua característica internacional, diversas disciplinas são ministradas em inglês – atualmente 40% dos estudantes são de outros países e a cooperação internacional da KISD dá-se com mais de 45 escolas de Design.

Em doze áreas de especialização e durante os seus estudos, os alunos da KISD aprendem sobre as perspectivas de temas e disciplinas relacionadas ao design, que incluem, entre outras, as seguintes áreas: engenharia, materiais, economia, semiótica, sociologia, psicologia, cultura, mídia e comunicação. Desde a sua fundação, a escola baseou-se em uma estrutura que supera os limites do design tradicional e combina diferentes abordagens de design, práticas e técnicas.

A parceria entre a Udesc e a instituição alemã começou a ser desenvolvida a partir de 2012, quando a diretora-geral da Udesc Ceart, Gabriela Mager, visitou a universidade na cidade de Colônia e conheceu o grupo de pesquisa em Design de Serviços coordenado pela professora Birgit Mager. Em 2015, a professora alemã veio a Florianópolis para uma oficina sobre Design de Serviços e Fatores Humanos na Udesc Ceart.

Para mais informações, o aluno pode acessar o acordo de cooperação e entrar em contato com a Secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional através dos endereços de e-mail disponibilizados no site ou pelo telefone (48) 3664-8080. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h