Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2021-16h04

Udesc Balneário Camboriú aprova resolução sobre retorno gradual das aulas presenciais

Conselho de Centro autoriza retorno gradual de aulas conforme normativas atuais - Foto: Roberto Böell Vaz
O Conselho do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, aprovou a Resolução nº 001/2021, que autoriza o retorno gradual das aulas presenciais nos cursos de graduação e de pós-graduação, observando as medidas de higiene e segurança previstas na Instrução Normativa n° 005/2021, da Pró-Reitoria de Administração (Proad), no Guia de Instrução de Controle e Prevenção da Covid-19 na Udesc e no Plano de Contingências da Udesc Balneário Camboriú.

A medida vem ao encontro do Decreto nº 1408 do Governo do Estado, de 11 de agosto de 2021, que regulamenta as atividades presenciais no ensino superior durante a pandemia.

Conforme definido pelo Conselho de Centro, os departamentos terão autonomia para definir o rol de disciplinas que serão oferecidas na modalidade híbrida, primando pela qualidade de ensino e respeitando todos os requisitos da resolução, bem como as demais orientações e exigências legais.

Após os trâmites previstos no documento, em conformidade com a Resolução nº 050/2020 do Conselho Universitário (Consuni), o início das aulas presenciais deverá ser anunciado com antecedência mínima de 30 dias da data estabelecida para retorno, que será comunicada nos próximos dias, dependendo da avaliação dos colegiados de curso.

Retorno facultativo

O retorno às aulas presenciais será facultativo aos alunos que desejarem e se comprometerem a seguir as medidas de higiene e segurança previamente estabelecidas, como o uso de máscara durante todo o tempo de permanência no campus, respeito ao distanciamento mínimo de um metro na sala de aula e 1,5 metro nas demais dependências, e o uso de álcool em gel para garantir a higienização das mãos, pertences e materiais e equipamentos coletivos, como computadores, instrumentos de medição e materiais didáticos e de laboratório.

Se optar pelo ensino presencial em disciplinas oferecidas nessa modalidade, o aluno deverá fazer a solicitação junto à secretaria acadêmica do centro, apresentando os documentos necessários para análise da solicitação. Os alunos poderão frequentar as aulas presenciais 28 dias após a aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina contra a Covid-19.

As chefias de departamento, juntamente com a Direção de Ensino da Udesc Balneário Camboriú, farão uma enquete com os acadêmicos para levantar informações que auxiliarão os colegiados plenos dos cursos no planejamento das ações para o retorno das atividades presenciais. Por isso, é muito importante que todos os alunos participem da enquete, que já está disponível no site do centro de ensino.

Os alunos que não puderem assistir às aulas presenciais ou que não se sentirem seguros para o retorno acompanharão as atividades de aulas de maneira remota. Da mesma forma, os docentes que não optarem pelo retorno presencial poderão permanecer ministrando suas aulas de forma remota.

Em caso de suspeita de Covid-19, a Direção-Geral poderá interromper as atividades presenciais pelo tempo indicado pelas autoridades sanitárias, conforme o Plano de Contingências.

A Direção-Geral solicita que todos se mantenham atentos às orientações do centro que serão publicadas no site e nas redes sociais da Udesc Balneário Camboriú e que, em caso de dúvida, entrem em contato com a chefia do departamento.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Conselho de Centro autorizou retorno gradual
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h