Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2022-14h48

Udesc Balneário Camboriú inicia defesas de especialização em Governança Pública

Débora Esteves defendeu estudo sobre mulheres imigrantes de países em crise - Foto: Divulgação
O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, iniciou as bancas de defesa dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Governança Pública: Regulação e Risco. Acesse a agenda de defesas no site.  

Uma das defesas já realizadas foi a da técnica universitária Débora Pontes Esteves, que é secretária de Ensino de Graduação do centro de ensino. A banca ocorreu na última quinta-feira, 14, e foi formada pelas professoras Samira Kauchakje e Vanessa Silveira Pereira e pelos professores Pompilio Locks Filho e Luiz Ricardo de Souza.

Servidora da universidade desde 2011 e vinculada à Udesc Balneário Camboriú desde 2016, Débora defendeu o trabalho "Mulheres imigrantes vindas de países em situação de crise humanitária: Quais políticas públicas elas demandam e o que a cidade de Balneário Camboriú oferece?".

Experiência e orgulho

Para ela, participar da primeira especialização do centro de ensino foi uma experiência enriquecedora e motivo de orgulho. "Com minha experiência de 11 anos como técnica universitária, me ocorreu que esse curso agregaria pessoal e profissionalmente para mim. Foi um grande desafio, que abordou muitos assuntos ligados ao meu cotidiano como servidora pública."

Débora conta que a motivação pelo tema surgiu a partir do interesse por questões sociais e por sua própria trajetória. "Vim de outro lugar, de certa forma sou uma migrante também, já senti na pele a xenofobia. Tenho muita empatia pelas pessoas que precisam se adaptar a uma nova cultura", explica.

Ela destaca que ficou muito feliz com o trabalho, não apenas pela relevância do tema, mas também pelos resultados da pesquisa, orientada pela professora Samira, "que é uma cientista política muito respeitada", e pela possibilidade de desenvolver, a partir dele, novas ações da universidade voltadas à inclusão da comunidade imigrante. "Mulheres imigrantes que vêm de países em crise humanitária precisam de apoio para acessar oportunidades de crescimento pessoal e profissional", conclui.

A banca de Débora foi a segunda do curso. Em 7 de julho, a estudante Bruna Teixeira Adriano defendeu o trabalho "Governança de turismo em Balneário Camboriú: Estudo dos atores, agendas e resultados".

Bancas

Em 7 de julho, foi realizada a defesa do TCC de Bruna Teixeira Adriano, intitulado Governança de Turismos em Balneário Camboriú: Estudo dos atores, agendas e resultados. A Banca foi composta pelos professores Danilo Jose Alano Melo (orientador), Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, ambos do Cesfi, , Francisco Antonio dos Anjos, da Univali e Daniel Moraes Pinheiro (suplente), da ESAG/Udesc. 

 A aluna Josilene Aparecida Vieira de Souza Jonck defenderá, em 22 de julho, às 14h,  na Sala 24, o trabalho "Substituição do uso de defensivos químicos para os defensivos naturais: uma análise sob a perspectiva do agricultor". A Banca será constituída pelos professores Vitor Hugo Klein Junior (orientador), Pompilio Locks Filho, Vanessa Simon  e Luiz Filipe Goldfeder Reinecke (suplente), todos do Cesfi.

E a acadêmica Luanna Marli Cota defenderá, em 28 de julho, às 18h30, o trabalho "A noção extrativista e inclusivista institucional e o imposto redistributivo IPTU: Evidências empíricas para os municípios brasileiros". A Banca será composta pelos professores Adilson Giovanini (orientador), do Cesfi, Wallace Marcelino Pereira, da ICSA/UFPA, Samiara K auchakje  e Pompilio Locks Filho, ambos do Cesfi. A apresentação ocorrerá na Sala 24.

Sobre a pós

Iniciada em outubro de 2020, a pós-graduação em Governança Pública da Udesc Balneário Camboriú tem foco em Regulação e Risco.

O curso visa capacitar profissionais para atuação na área de regulação das relações entre o estado e a sociedade, com especial ênfase à governança de riscos. Esse tema envolve a ação de diferentes atores que cooperam na regulação e na administração de eventos que podem reverter em prejuízos para sociedade em virtude da ação direta ou indireta de atores governamentais e não governamentais.

Mais informações podem ser obtidas na página da especialização.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Débora Esteves defendeu estudo sobre mulheres imigrantes de países em crise
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h