Curso debaterá temas relacionados à Inteligência Artificial, como
o uso de IA generativa. Foto: Matheus Bertelli/Pexels
O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, promove nos dias 29 e 30 de julho o minicurso "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Inovações no Ensino e na Pesquisa", voltado para professores, técnicos e demais membros da comunidade interessados no tema.
A atividade será realizada das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Informática (sala 64), e integra a programação da Semana de Formação Continuada do centro. O evento é gratuito e não requer inscrição prévia, mas solicita-se a confirmação de participação pelo e-mail
deg.cesfi@udesc.br.
Ministrado pelo professor Albino Szesz Junior, especialista em Inteligência Artificial, o minicurso abordará temas atuais e relevantes sobre o uso da IA no contexto acadêmico, como:
-
Aplicações da IA no ensino superior (avaliação, personalização da aprendizagem e apoio à docência);
-
Uso ético e responsável da IA no ambiente acadêmico;
-
Ferramentas baseadas em IA para apoio à pesquisa científica;
-
Limites e possibilidades da IA generativa nas práticas de ensino e pesquisa;
-
Desafios do uso da IA por estudantes em trabalhos e avaliações, com foco em originalidade, autoria e integridade acadêmica.
A iniciativa é promovida pela Direção de Ensino da Udesc Balneário Camboriú e faz parte de um projeto de ensino que visa à formação continuada de docentes e técnicos da universidade, além de acolher interessados da comunidade externa.
“A proposta é refletir sobre os impactos e as possibilidades da inteligência artificial no cotidiano universitário, promovendo um debate qualificado e prático sobre como essas tecnologias podem contribuir para o ensino e a pesquisa”, destaca o diretor de Ensino de Graduação da Udesc Balneário Camboriú, Fabio Ullmann Furtado de Lima.
Serviço:
O quê: Minicurso “Inteligência Artificial no Ensino Superior: Inovações no Ensino e na Pesquisa”
Quando: 29 e 30 de julho, das 13h30 às 17h30
Onde: Laboratório de Informática - sala 64, Udesc Balneário Camboriú (Av. Lourival Cesario Pereira, s/n, bairro Nova Esperança)
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público
Inscrição: Confirmação de participação pelo e-mail
deg.cesfi@udesc.br
Público-alvo: Professores, técnicos e comunidade externa
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010