Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/05/2021-15h41

Udesc Cead faz palestra na quarta sobre direitos humanos e relações étnico-raciais

Petronilha é referência na área da educação das relações étnico-raciais - Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 5, às 19h, o Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a palestra "Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais". Aberta ao público, a apresentação poderá ser acompanhada no YouTube.

A apresentação será com a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que é referência nacional e internacional na área da educação das relações étnico-raciais (Erer), práticas sociais e processos educativos, políticas curriculares e direitos humanos.

O encontro visa debater "possibilidades de expansão da cultura de direitos frente às desigualdades que favorecem uma cidadania segregatória e uma democracia parcial".

A ação é coordenada pelo coletivo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab) e pelo Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, da Udesc Cead.

Sobre a palestrante

Natural de Porto Alegre, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é licenciada em Letras e Francês, com mestrado em Educação e doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É doutora Honoris Causa da Universidade Federal do ABC e professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).


Ciclo de palestras

O evento faz parte do ciclo de palestras Direitos Humanos e Inclusão, que é preparatório para o 1º Congresso Nacional de Direitos Humanos e Inclusão, previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano.

O ciclo é organizado pelo grupo de extensão, pesquisa e ensino Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, da Udesc, em parceria com os laboratórios Direitos Humanos (LabDH) e Educação e Sexualidade (Labedusex) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), com o apoio da Direção de Extensão da Udesc Cead, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e do Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para a EaD (Multi.Lab.EAD). 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gabriela.carvalho@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Petronilha é referência na área da Educação das Relações Étnico-Raciais
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h