Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/04/2022-15h25

Udesc Cead recebe selo de signatária do Movimento Nacional ODS SC

Udesc Cead atua em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Imagem: Reprod. 

O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu o selo de signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina pelo cumprimento de compromissos e alinhamento de ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A adesão da Udesc Cead ao movimento ocorreu em setembro do ano passado, como forma de colaborar com os 17 ODS e suas 169 metas mundiais, a serem atingidas até 2030 pelos países signatários, incluindo o Brasil.

Ações da universidade

O professor Rafael Gué Martini, representante da Udesc Cead no Movimento Nacional ODS SC, destaca algumas iniciativas dos docentes do centro em consonância com a Agenda 2030 do movimento. Dentre elas, dois projetos alinhados ao ODS 3 - Saúde e Bem-estar:

  • "Ergonomia & Tecnologia de Materiais e Processos: Avaliação de usabilidade de dispositivos de Tecnologia Assistiva produzidos sob a perspectiva da indústria 4.0", do curso de pós-graduação em Design da Udesc, coordenado pela professora Susana Cristina Domenech, da Udesc Cead;
  • "Avaliação da satisfação/emoções no uso de tecnologias assistivas por meio de eletrocardiograma e eletroencefalograma", coordenado pelo professor Marcelo Ferreira, do Centro de Artes (Ceart), com a participação da professora Susana.


Também vale destacar o projeto de pesquisa "Desenvolvimento de instrumento de avaliação ergonômica da moradia do idoso", também coordenado por Susana, que visa criar um instrumento de validação ergonômica da moradia dos idosos e está associado ao ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Outro exemplo destacado pelo docente é o 8º Colóquio Ibero-Americano de Educomunicação e o 9º Colóquio Catarinense de Educomunicação, com a temática "Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios", ocorrido em março de 2021.

Coordenado pelo professor Martini, o evento resultou no e-book "Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios", lançado em dezembro de 2021, com 27 artigos dos pesquisadores e palestrantes. O evento e os artigos resultantes estão em consonância com o ODS 4 - Educação de Qualidade.

"Com certeza a Udesc Cead possui outras iniciativas alinhadas aos ODS, e novas ações serão desenvolvidas ao longo de 2022 para que o centro possa colaborar cada vez mais com a agenda mundial em prol da sustentabilidade", declara o docente.

Professores e técnicos da Udesc Cead interessados em alinhar suas ações aos ODS e colaborar com o movimento podem entrar em contato com o Laboratório de Educação Linguagem e Arte (Lela), pelo e-mail lela.cead@udesc.br.

Para integrar o movimento ODS na Udesc, os interessados devem contatar a professora Janice Bogo, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), pelo e-mail janice.bogo@udesc.br .

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc Cead atua em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h