Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2022-17h53

Udesc Ceart firma convênios com o Sesc-SC e com a Escola Olodum Sul

Convênios são voltados para atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária

Acima convênio assinado entre o Sesc-SC e abaixo com a Escola Olodum Sul. Fotos: Ariel Gaboro.
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmou convênios com o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) e com a Escola Olodum Sul, mantida pelo Instituto Liberdade, para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A parceria com o Sesc-SC já foi aprovada em ambas as instituições, na forma do Convênio de Cooperação Técnica nº 114/2022, publicado no Diário Oficial do Estado, no início do mês de agosto.

O convênio de cooperação técnica, artística e cultural entre a Udesc Ceart e o Sesc-SC permitirá tanto a realização de projetos de circulação da produção artística e cultural de docentes, técnicos e acadêmicos do centro, quanto à realização de projetos conjuntos de formação artística e cultural, por meio de cursos, workshops e seminários nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música, pelo estado de Santa Catarina. Para a diretora-geral da Udesc Ceart, professora Daiane Dordete, “o Sesc tem atuação fundamental e consolidada no campo das artes e da cultura catarinenses, inclusive com aparelhagem cultural e expertise de corpo técnico, o que possibilita tanto a qualificação e expansão regional das atividades do Ceart quanto a complementação da formação acadêmica de seus estudantes de graduação e pós-graduação através dos circuitos resultantes do convênio”.

Em anos anteriores, 2018 e 2019, o mesmo convênio já havia sido firmado entre a universidade e o Sesc catarinense, com ênfase em artes cênicas e música, e teve como resultado a realização de duas edições do "Circuito Sesc Udesc de Artes Cênicas e Música". Além disso, a Udesc Ceart e o Sesc-SC realizaram, por meio do convênio, três edições do seminário temático "Pensamento Giratório", a partir do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc Ceart, que é vinculado ao Festival Palco Giratório, também do Sesc. “A renovação do convênio, agora estendido a todos os departamentos do Ceart, permitirá a continuidade e ampliação destas ações, contemplando, também, os departamentos de Artes Visuais, Design e Moda em ações de ocupação expositiva de espaços culturais geridos pela entidade parceira”, explica Daiane.

A equipe diretiva da Udesc Ceart explica ainda, que após dois anos de suspensão, devido à pandemia de Covid-19, as ações do convênio estão sendo retomadas e ampliadas. Para isso, a Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DESX) do Ceart está realizando as articulações entre os departamentos e a Gerência de Educação e Cultura do Sesc-SC, com vistas ao planejamento e estruturação das ações para o ano de 2023.

Parceria com o Olodum Sul
Outra parceria que está em fase final de tramitação é o convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística entre Udesc Ceart e Escola Olodum Sul, que visa atender às áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura, estágio curricular obrigatório e estágio curricular não obrigatório dos cursos de Teatro, Artes Visuais, Música, Design e Moda. Em especial, este convênio vai ampliar a oferta de atividades curriculares de extensão nos cursos do Ceart, com base na Resolução MEC/CNE/CES nº 007/2018, de 18 de dezembro de 2018, que institui a curricularização da extensão em todos os cursos de graduação do país. Tais atividades devem envolver diretamente comunidades externas à universidade, atendendo às demandas sociais e abrangendo áreas temáticas da extensão universitária, além de garantirem o protagonismo dos e das discentes em sua execução.

A parceria entre o Ceart e o Olodum Sul teve início com a realização do evento Ceart Aberto à Comunidade, em 20 de novembro de 2021 , dia da “Consciência Negra”. O evento aconteceu na Escola Olodum Sul, antes mesmo do íncio das suas atividades. A escola ocupa o antigo terminal urbano, desativado, do bairro Jardim Atlântico, na região continental de Florianópolis. Durante o evento foram realizadas palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas, entre elas com o Grupo Africatarina, além de outros artistas da comunidade. “Neste ano, outras atividades e ações da Udesc Ceart já vêm sendo planejadas e realizadas junto à Escola Olodum Sul, incluindo uma nova edição do evento Ceart Aberto à Comunidade, em novembro, mês da Consciência Negra”, acrescenta Neide Schulte, diretora de extensão, cultura e comunidade.

Saiba mais sobre o Olodum Sul, por meio do perfil do Instagram @olodumsul e sobre o Ceart Aberto à Comunidade em seu perfil @ceartaberto.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h