Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/12/2022-19h09

Udesc Ceart lança portal sobre flautas no Brasil

Evento online lança site com a cartografia das flautas no Brasil. Imagem.:Reprodução/Divulgação
O programa de extensão Flauta Doce Performance e Formação, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza dia nesta sexta-feira, às 19h30, uma live de lançamento do site “Nhumbiá - cartografia de flautas no território brasileiro”. O evento será mediado pela professora Valéria Bittar, do Departamento de Música (DMU), e contará com a presença dos professores Acácio Piedade, Ana Paula Ratto de Lima Rodgers, Bruno Del Neri Batista Menegatti, Climério de Oliveira Santos e Daniel de Lima Magalhães. A transmissão será no canal do YouTube do projeto e terá certificado de duas horas.

O projeto faz parte do edital Campus de Cultura, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Udesc, além do Projeto de Pesquisa “Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional” e do Laboratório de Instrumentos Históricos e Populares Tradicionais da Udesc, coordenados pela professora Valeria Bittar. Este projeto de pesquisa transdisciplinar aborda questões inerentes à performance da música popular tradicional, em sua maioria realizada no território brasileiro e suas intersecções com a música histórica, principalmente a música da Idade Média e da Renascença europeias.

A atividade trabalha a pesquisa junto com o ensino e a extensão. Dentre essas ações conjuntas, o projeto de pesquisa deu mais um passo ao elaborar uma cartografia de flautas no território brasileiro com os seus agentes, seus instrumentos e suas músicas. A divulgação dessa cartografia pretende trazer informações que possam servir de apoio a professores e estudantes, junto ao ensino e ao aprendizado dos instrumentos de sopro, de maneira geral, e às flautas especificamente.

Nesse primeiro momento, o site apresentará cinco trabalhos de pesquisadores que investigam culturas de flautas em diferentes regiões do Brasil, tanto de comunidades tradicionais não exclusivamente indígenas, que trazem manifestações musicais onde as flautas ocupam um lugar de relevância artística, musical e social. Também, investigam cultura de flautas de comunidades tradicionais dos povos originários que ocupam o território brasileiro e que têm as flautas como instrumentos presentes, fundamentais, no cotidiano musical, como também na esfera mítica.

Dentre os trabalhos apresentados estão: As flautas sagradas dos povos Tukanos (flautas Jurupari e Japurutu, região do Alto Rio Negro, no Noroeste Amazônico) e do povo Wauja (flautas Kawoká Alto Xingu); os sopros sagrados do povo Enawene Nawe (Mato Grosso); Canudos do Sertão Baiano (Bahia); Gaitas de Cabocolinho da Zona da Mata (Pernambuco); Pífanos e Gaitas de Minas Gerais;

Serviço
O quê: Live de lançamento do website “Nhumbiá - cartografia de flautas no território brasileiro”;
Quando: 9 de dezembro, às 19h30;
Onde: Canal do YouTube do Nhumbiá;
Quanto: Gratuito e com certificado de 2 horas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h