Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/12/2020-15h19

Udesc Ceart lança revista “A Luz em Cena” em live no YouTube nesta segunda-feira

Periódico surgiu a partir de eventos e pesquisas voltados à iluminação cênica

Imagem: Divulgação.
Nesta segunda-feira (14) o LUZ Laboratório, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança a revista “A Luz em Cena”, um periódico com artigos voltados à pesquisa sobre iluminação e áreas cenográficas. O lançamento acontecerá por meio de uma live, no canal do YouTube “Da Ideia à Luz”, às 19h.

A criação do periódico é uma realização em conjunto com as atividades dos programas de extensão do ‘Luz Laboratório Universitário de Tecnologia Cênica’ coordenado pelo professor José Ronaldo Faleiro e dos ‘Laboratórios Experimentais em Iluminação Cênica’ coordenado por Ivo Godois, mestre em iluminação e coordenador do Luz Laboratório.

No evento, da noite desta segunda, está programado além do lançamento da revista, o debate com o tema “A Luz e a Cenografia” com a participação da professora Fátima Lima (Udesc), da professora Cibele Forjaz (USP), do professor Sávio Araújo (UFRN) e do professor Eduardo Tudella (UFBA). Representantes de laboratórios e outros professores da área de iluminação de diversas regiões do país e até de fora, como França, também confirmaram presença no evento.

Da ideia à concepção

Ao longo dos anos de 2005 a 2019 com a realização do evento A Luz em Cena e o SE LUZ – Seminário Experimental de Luz Cênica, obteve-se a participação de alunos e professores do Ceart e de várias regiões e universidades brasileiras, e de profissionais e artistas ligados as áreas de iluminação e cenográficas de todo o Brasil. De 2013 à 2017 ocorreu a consolidação do Laboratório Experimental de Tecnologia Cênica (Labetec), projeto com apoio FINEP, coordenado pelo professor Stephan Baumgartel do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) da Udesc Ceart e também por Godois, coordenador do Luz Laboratório, que visou as melhorias físicas e técnicas dos espaços de apresentações. 

“Em 2017 e depois 2019, com a parceria da Revista Urdimento do PPGT, motivado pela coordenadora, professora Drª Vera Collaço, estabeleceu-se os dossiês temáticos com o nome do evento A Luz em Cena. Inúmeros artigos e relatos foram publicados, vindos das diversas regiões brasileiras e de outros países”, afirma Ivo Godois.

Ainda de acordo com ele, este ano, 2020, em meio as suas disciplinas do curso de doutorado e contribuição na criação do Laboratório de Pesquisas Cenográficas coordenados pela professora Drª Fátima Lima e pelo professor Dr.  José Ronaldo Faleiro, iniciaram-se as negociações com a Revista Urdimento para planejar mais um dossiê temático. “Diante da exposição de seu desejo de conseguir implantar uma revista específica, foi alertado pela professora Vera Collaço de que as áreas da iluminação e cenográficas já comportariam ter um periódico permanente para receber suas publicações e este era o momento adequado para implantar”, completa Godois.

Para dar vida ao projeto, foram iniciadas a busca de parcerias, com outras universidades e laboratórios das áreas de cenografia e iluminação. De acordo com os organizadores, a resposta foi imediata. Umas das parcerias foi internacional com Laboratório LdS-Lumière de Spectacle da Universidade de Lile, do norte da França, que surgiu por intermédio da ex-integrante do Luz Laboratório, e doutoranda em iluminação na universidade francesa, Priscila da Costa e da orientadora, professora Veronique Perruchon. Outras foram fechadas com instituições e laboratórios brasileiros, o que permitiu a consolidação do periódico.

O projeto recebeu aprovação nas instâncias dos conselhos do departamento de Teatro da Udesc Ceart e do PPGT e já está disponível online na biblioteca de periódicos da Udesc.

Serviço
O que: lançamento da revista “A Luz em Cena” e debate “A Luz e a Cenografia”.
Data: 14 de dezembro de 2020.
Hora: 19h.
Local: Canal do YouTube “Da Ideia à Luz”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h