Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/05/2023-18h59

Udesc Ceart promove oficina de teatro para mulheres com mais de 40 anos

Oficina ocorre em maio na Udesc e na UFSC, com 20 vagas em cada turma. Fotos: Isadora Quintana
O projeto de extensão Cura! Teatro, Autodescoberta e Cuidado De Si, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Moda e Design (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a oficina “Mulher, Protagonismo e Memória - Oficina de introdução ao Teatro para mulheres 40+” com Jussara Gaspar. A atividade será oferecida tanto na Udesc, quanto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e será ministrada por Juçara Gaspar, mestre em Teatro pela Udesc.

A oficina ocorre em dois encontros presenciais de 2h30. Na UFSC, será realizada nos dias 8 e 9 de maio, às 18h, no Espaço Cultura Gênero e Diversidade, com inscrições por meio deste formulário online. Já na Udesc Ceart está marcada para os dias 10 e 11, às 19h, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Os encontros são destinados às mulheres (cis e trans), a partir de 40 anos, sendo que não é necessário ter experiência para participação. O evento terá certificação de 10h e conta com o apoio da Cia. Dramática. São 20 vagas disponíveis para cada oficina e a divulgação dos selecionados será feita via e-mail.

A proposta da oficina é desenvolver narrativas pessoais focando em seu corpo como território de liberdade, criação, afirmação e autonomia. “A prática teatral além de promover o autoconhecimento, a consciência corporal, a comunicação, o fortalecimento de relações sociais, exercitar foco e memória e ativar a criatividade, traz nessa oficina a possibilidade de dialogar sobre corpo como território de resistência", afirmam os organizadores do projeto. 

O projeto de extensão Cura! Teatro, Autodescoberta e Cuidado De Si, coordenado pela professora Maria Brígida de Miranda, foi contemplado com o edital Procult - Campus de Cultura da Udesc 2023-2024, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), que contempla projetos para o fortalecimento das ações artísticas e culturais em todos os locais onde a universidade atua.

Sobre a ministrante:
Juçara Gaspar é atriz, diretora e dramaturga. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o TCC "Por uma prática pedagógica feminista: a docência como ato político e o fazer teatral como possibilidade de empoderamento e documentação histórica”, em 2019. Em 2022 finalizou o mestrado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc com a dissertação "Práticas Cênicas Feministas: Procedimentos de desenvolvimento de temas, ensaio, criação dramatúrgica e encenação durante e pós-pandemia". 

Uma de suas principais atuações é “Mulheres atravessadas na garganta”, um solo com seis cenas curtas sequenciais numa experiência de teatro feminista, onde Juçara interpreta Sarah Kane, Frida Kahlo, Violeta Parra, Tianta - A maga da Birmânia e Maria Bethânia. Ela também é cofundadora da Cia. Dramática, onde atua, pesquisa e trabalha sobre temáticas femininas há mais de dez anos, em conjunto com diversas artistas.

Serviço:
O quê: Mulher, Protagonismo e Memória - Oficina de introdução ao Teatro para mulheres 40+ na UFSC.
Quando: 8 e 9 de maio, às 18h.
Onde: Espaço Cultura Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Quanto: gratuito e aberto à comunidade.
Inscrições: por formulário.

O quê: Mulher, Protagonismo e Memória - Oficina de introdução ao Teatro para mulheres 40+ na Udesc Ceart.
Quando: nos dias 10 e 11 de maio, às 19h.
Onde: na Udesc Ceart.
Quanto: gratuito e aberto à comunidade.
Inscrições: por formulário.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h