Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2022-15h45

Udesc Ceart realiza palestra e formação sobre adoecimento mental nas universidades nesta quinta-feira

Formação é destinada aos trabalhadores da Udesc e palestra é aberta ao público em geral

Heribaldo Lopes Maia Neto trará dados sobre o adoecimento mental nas universidades e realizará oficina com servidores
Nesta quinta-feira (10), o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará duas atividades com o tema “Adoecimento mental nas universidades e a gestão empresarial da educação”, com o professor e pesquisador Heribaldo Lopes Maia Neto. Dentre as atividades está a palestra sobre o tema, às 19h, no auditório do Bloco Amarelo, que será transmitida online, por meio do canal da Udesc Ceart no YouTube.

Além da palestra, a temática também estará em pauta na atividade de formação destinada aos trabalhadores da universidade (docentes, técnicos e terceirizados), das 13h às 16h, no mesmo local.  Após a palestra, Heribaldo fará o lançamento do livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades", o qual poderá ser adquirido no local.

Para a oficina com os servidores e terceirizados, Heribaldo falará sobre a gestão empresarial da educação, promovida a partir da Reforma Administrativa do Estado entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000. De acordo com ele a mudança promoveu um modelo de governança neoliberal nas universidades públicas. "A partir da identificação desse modelo, será debatido, por meio de exposição e roda de conversa, como a subjetividade responde a essas mudanças no mundo acadêmico, cujo sintoma é o aumento do número de pessoas em adoecimento mental nas universidades", explica ele sobre a atividade. 

A palestra abordará o aumento de adoecimentos psíquicos como depressão, ansiedade e esgotamento nas universidades brasileiras, considerando que não é um fenômeno isolado e sim um problema que norteia a sociedade como um todo. Heribaldo traz ao público, na apresentação, dados númericos das universidades, que superam a média social. Serão debatidos os determinantes sociais deste contexto, bem como a história desse fenômeno que o autor nomeia de "mal-estar nas universidades". 

A iniciativa dos eventos se trata do trabalho em desenvolvimento humano realizado pelas direções Geral e Administrativa da Udesc Ceart. De acordo com a equipe a ação incorpora as ações voltadas à gestão de pessoas no centro e integra o eixo de trabalho da Gestão 2021-2025 que é "formação, diálogo e resistência; gestão participativa e dialógica". 

Não há inscrição prévia para nenhuma das atividades. A transmissão online da palestra, com o apoio do Núcleo de Produção Cultural (NPP) do Ceart, possibilitará que servidores de todos os centros possam acompanhar. 

Currículo do ministrante
Heribaldo Lopes Maia Neto é graduado em História e mestrando em Filosofia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele pesquisa os temas de patologias sociais, sofrimento psíquico e suas relações com os diagnósticos da sociedade contemporânea partindo da Teoria Crítica Frankfurtiana e suas interlocuções. É autor do livro "Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades", publicado em 2022 pela Ruptura Editorial, além de ter outros capítulos de livro publicados. É professor do curso "Desvendando a dialética: uma introdução ao pensamento de Hegel", na plataforma de cursos Classe Esquerda. Também realiza vários cursos livres e grupos de leituras.

Programação
Das 13h às 16h: atividade de formação para os trabalhadores (docentes, técnicos e tereceirizados), no auditório do Bloco Amarelo.
19h: palestra aberta à comunidade e lançamento de livro, no no auditório do Bloco Amarelo.

Assista a palestra online clicando aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h