Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/09/2022-17h47

Udesc Ceart realiza projeto Ocupação Biblioteca nesta semana na Biblioteca Central

O evento está disponível para visitação até dia 16 e no fim contará com uma oficina sobre “Arte generativa em Processing”

Imagem: Divulgação.

O Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou nesta segunda-feira (12) o projeto “Ocupação Biblioteca”, que está disponível para visitação até sexta-feira (16), na Biblioteca Central da Udesc.

Por meio da parceria com o projeto Biblioteca Portas Abertas, o projeto foi desenvolvido pelos estudantes participantes das turmas da disciplina Instalação Multimídia, ministradas pelas professoras Franciele Favero e Raquel Stolf, nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. 

Primeiramente, serão apresentadas obras artísticas que envolvem proposições, experimentações, práticas de instalação, vídeo-instalação, intervenções, projetos sonoros, ações/performances, publicações de artista e outros desdobramentos. Partindo-se da escolha de palavras como “lugares praticados” e em conversa com o espaço-tempo da biblioteca, as propostas transitam entre usos heterogêneos do texto, do som, da imagem e suas articulações entre espaço, corpo e escuta.

Além da exposição das obras, acontecerá também uma oficina de “Arte generativa em Processing ”, na sala do Laboratório de Informática do DAV, na sexta-feira (16) das 14h às 16h. Neste curso será proposto exercícios simples, baseados na composição de linhas, círculos e retângulos, combinando os atributos, como espessura, cor e transparência, organizados na tela usando funções com números aleatórios, relações matemáticas simples ou condições lógicas. Como resultado da aula, o aluno terá um conjunto de programas que permitirão criar uma profusão de imagens e animações que poderão ser usadas como fundo de tela, peças gráficas, gravuras digitais e videoarte.

Para participar da oficina não precisa ter experiência prévia, no entanto é importante que o participante tenha a partir de 12 anos de idade. As inscrições vão até quinta-feira (15) e podem ser feitas via formulário (clique aqui).

Processing
Processing é uma linguagem de programação que foi desenvolvida para que artistas e designers, que não são programadores, consigam criar imagens usando códigos sem passar por torturantes períodos de aprendizagem. É uma linguagem direta, simples, intuitiva e divertida, já que os erros cometidos durante o processo de criação são incorporados, produzindo imagens ricas em detalhes que superam nossas expectativas.

Artistas participantes
Ana Bárbara
Ana Marcon
Ana Martins
Andrey Parmigiani
Bagonca
Caio Villa de Lima
Deimos
Doug “DeBone” Hasse
Gabriel Marimon
Giwa
Isabela W. S.
Isadora Nicoladeli
Izabelle Aller
João Matheus
Juliana Chaparro
Leonardo Sanchez
Luana Dorna
Lua Santana
Lucas Bresolin
Luiz "Phypho” Camillo
Maju Poggio
Mariah Fonseca
Mariane
Murilo Leal
.Pagu
Sofia Cavalheiro
Vanessa Estrela

Serviço 1
O quê: Exposição do projeto "Ocupação Biblioteca";
Quando: do dia 12 a 16 de setembro;
Onde: na Biblioteca Central da Udesc, em Florianópolis;
Quanto: gratuito.

Serviço 2
O quê: Oficina "Arte generativa em Processing";
Quando: sexta-feira, dia 16 de setembro,das 14h às 16h;
Onde: no Laboratório de Informática do DAV;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h