Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2019-18h19

Udesc Ceart recebe programação de festival internacional de dança contemporânea

Pela quinta vez Florianópolis recebe o Dança em Trânsito, atualmente o principal evento de Dança Contemporânea em Santa Catarina e um dos mais relevantes do país. Em 2019, o festival internacional circula por oito cidades brasileiras, além de Paris. Em Santa Catarina, o circuito começa nesta quinta, 22, no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Além de colocar em evidência a produção nacional e internacional da linguagem contemporâneo, o Dança em Trânsito tem o propósito de ocupar espaços públicos e paisagens urbanas por onde circula. Este ano, para além das apresentações nos teatros Ademir Rosa (CIC) e Pedro Ivo, quatro espetáculos serão no Largo da Catedral, no Centro, e dois no Centro de Artes da Udesc.

Brasil e Itália na Udesc

A abertura do Dança em Trânsito em Florianópolis será na Udesc Ceart, dia 22, às 15h30. Serão duas apresentações: Bolero de 4, de João Neto (Salvador, BA) e La Bambina Impertinente, de Sens Intérieur Brut (Merano, Itália).

O espetáculo Bolero de 4, do baiano João Neto, faz um diálogo entre os princípios da dança contemporânea e as técnicas esportivas de bicicleta BMX. Essa mistura estética desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa, criando outros significados particulares e próprios em que o dançarino-performer poderá expressar sentimentos, construir discursos e enfim criar uma linguagem própria. É uma dança circular e crescente, que retrata de forma poética a história, o relacionamento e a cumplicidade entre o dançarino e sua parceira de cena.

Já a montagem La Bambina Impertinente, do grupo italiano Sens Intérieur Brut, propõe uma viagem por meio da sombra de nós mesmos, uma morte e um renascimento. Uma tentativa de transformar a escuridão em amor. O solo La Bambina Impertinente, escrito e interpretado por Francesca Ziviani, articula sua pesquisa em torno do ritual.
Criar suas próprias regras, para expandir seus próprios ritos que, através de gestos, palavras, atitudes, canções e danças, nos permitem domar e transformar as forças que nos ultrapassam. 

Os dois espetáculos são curtos: 16 e 20 minutos, respectivamente, e serão apresentados gratuitamente.

Sobre o Dança em Trânsito

O Festival Internacional de Dança Contemporânea Dança em Trânsito é realizado há 16 anos no Rio de Janeiro e tem caráter itinerante. Há cinco anos tem edição também em cidades de Santa Catarina e há dois anos é realizado também em Paris, na França.

Em 2019, o circuito começa no dia 8 de agosto, no Rio de Janeiro (8 e 17/8), seguindo para Maricá-RJ (18 a 20/8), Minaçu-GO (15/8), Florianópolis-SC (22 e 23/8), Capivari de Baixo e Tubarão–SC (25/8), Alto Bela Vista–SC (27/8), Entre Rios do Sul–RS (28/8), Brasília-DF (5 a 7/9) e terminando em Paris (8 a 15/9).

Confira a programação completa em Florianópolis no site do evento.

Serviço:

O QUE: Abertura Dança em Trânsito 2019.
QUANDO: 22 de agosto, às 15h30.
ONDE: Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.
+ INFORMAÇÕES: www.dancaemtransito.com.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h