Estudantes competiram em 17 modalidades esportivas. Foto:
Luís Filipe Schneider
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), de Florianópolis, foi o grande campeão dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Jiudesc. Em sua 21ª edição, a competição reuniu mais de 1.100 atletas, dos 13 centros de ensino da Udesc no Estado, para disputas em 17 modalidades esportivas.
Com 757 pontos, a delegação composta por estudantes de Fisioterapia e Educação Física (bacharelado e licenciatura) conquistou o troféu geral pela quinta vez consecutiva. A segunda posição ficou com o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, enquanto o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), de Ibirama, alcançou a terceira colocação entre as 13 unidades da Udesc.
Confira o boletim com os resultados no site da universidade
Neste ano, o Jiudesc ocorreu em duas etapas. A primeira, realizada em 8 de junho, em Florianópolis, envolveu provas de atletismo, natação e tênis de campo. Já a segunda fase incluiu disputas de badminton, basquete, basquete 3x3,
beach tennis,
cheerleading, futebol society, futvôlei, futsal, e-sports (EA Sports FC 25, LoL e CS), handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, entre os dias 19 e 22, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau.
A coordenadora de eventos da Udesc, Isadora da Silveira, responsável pelos Jogos, celebra o sucesso da edição e pontua a dedicação e carinho empregado pela equipe organizadora na realização da competição.
“Esperamos que todos tenham aproveitado ao máximo. A gente acredita que esse é um evento da nos sa instituição de oportunidade única de celebração entre os estudantes, todo em torno de uma paixão comum, que é o esporte”, afirma.
Confira as fotos do Jiudesc 2025 no
Flickr da Udesc
Desafio das Atléticas
Além das competições esportivas, os estudantes também participam do Desafio das Atléticas, que inclui seis provas: campanha de doação de sangue, vídeo de divulgação, participação no desfile de abertura do Jiudesc, disciplina e
fair play, arrecadação de tampinhas plásticas e desafio de reconhecimento ambiental.
A atlética do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) se saiu melhor nas provas e levou o troféu do desafio para Laguna. As associações da Udesc Joinville e da Udesc Cefid vieram logo atrás no ranking, ocupando a segunda e a terceira colocação, respectivamente.
As equipes vencedoras serão premiadas com uniformes e materiais esportivos.
Esporte, saúde e integração
O incentivo ao esporte, a promoção da saúde e integração entre os participantes estão entre as características dos Jogos mais destacadas por estudantes, professores e técnicos envolvidos no evento.
Wagner Luiz Witt, acadêmico de Engenharia de Produção - habilitação em Mecânica, da Udesc Planalto Norte, considera que o esporte é capaz de abrir portas para os estudantes para além do ambiente universitário. “Eu sempre quis ter a experiência de jogar porque eu acho que é um ambiente divertido, acolhedor”, comenta.
O aluno de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, Evandro Jales de Oliveira, destaca ainda que “o esporte é fundamental para a nossa vida, então esse tipo de evento instiga a competição e a saúde também”.
Já a formanda em designer gráfico da Udesc Ceart, Laura do Livramento Ferrari, participou do Jiudesc pela primeira vez, e conta que se arrependeu de não ter competido em outr as edições. “É um espírito muito divertido, muito legal. Pessoal com bateria, torcendo. E a gente tem todos os tipos de esportes, desde os mais físicos, até o xadrez, o LoL, o CS”, comenta.
A estudante de Engenharia Química da Udesc Oeste, Marília Marschall Sedosvki, também ressalta a diversão e integração proporcionadas pelo evento. “Eu achei muito legal essa parte em que as Udesc’s se encontram e participam dos jogos. Todo mundo é bastante competitivo, mas também tem essa questão da amizade. É uma experiência única que eu vou levar para toda a vida”, enfatiza.
“O esporte possibilita essa integração. E depois a gente vê como tudo isso é importante para a gente ultrapassar os limites geográficos do nosso estado e nos reunir nessas competições muito bonitas e desafiadoras, com muita alegria e paixão”, finaliza a coordenadora Isado ra da Silveira.
Sobre o Jiudesc
O Jiudesc 2025 é organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) por meio da Coordenadoria de Eventos (Ceven). O objetivo é promover o intercâmbio social e esportivo entre os estudantes, estimulando a prática esportiva como instrumento de formação pessoal, promoção da saúde, lazer e integração.
As competições também servem como base para a seleção de atletas que representarão a Udesc em eventos regionais e nacionais, como os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:
ceven.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010