Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2025-15h10

Udesc Cefid faz 2º Inovathon no CBGE e é premiada por estudos de gestão do esporte

Segunda edição da Maratona de Inovação em Gestão do Esporte teve quase 50 participantes - Foto: Divulg.
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, organizou a 2ª Maratona de Inovação em Gestão do Esporte (Inovathon) por meio do Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo (Nepegem) na semana passada, em Recife (PE), como pré-evento do 16º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE).

O Nepegem é coordenado pelo professor Gabriel Henrique Treter Gonçalves, do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), e recebeu inscrições de 43 estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o Brasil para o 2º Inovathon.

Os alunos foram divididos em grupos de cinco a seis participantes e tiveram cerca de 36 horas para elaborar soluções para o problema apresentado pela Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco, sobre mapeamento e otimização da gestão das instalações de esporte no estado. 

A proposta da equipe vencedora, um aplicativo com catálogo interativo desses espaços esportivos, foi desenvolvida pelas acadêmicas Gabriela Ferreira de Mello (UFPR) e Laura de Assis Bastos (UTFPR) e pelos acadêmicos Antonio Robson (IFCE) e Nicolas Duprat (Feevale).

Durante o 2º Inovathon, os participantes tiveram workshops e mentorias dos professores Daniel Pinheiro, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc; João Moretti, do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Jorge Maciel, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Cinco trabalhos apresentados

O CBGE é organizado anualmente pela Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp), e a edição deste ano foi promovida em parceria com a Universidade de Pernambuco e a Secretaria de Educação de Pernambuco. O Nepegem também representou a Udesc Cefid nas atividades do congresso e apresentou cinco trabalhos, sendo três na modalidade de pôster e dois na modalidade de comunicação oral. 

O prêmio de melhor pôster do evento foi para um desses trabalhos, "Patrocínio nos e-sports: uma análise dos patrocinadores das equipes da League Tournament of América 2025", de autoria da graduanda Luiza Gremelmaier Rosa (Bacharelado em Educação Física), que fez a apresentação, dos graduandos Bruno Eduardo Knies (Bacharelado em Educação Física) e Guilherme de Jesus Nozari (Licenciatura em Educação Física) e da doutoranda Mariana Klauck Beirith (Ciências do Movimento Humano), orientados pelo professor Gabriel Henrique Treter Gonçalves.

Já o trabalho "Responsabilidade social em clubes do futebol brasileiro: maturidade de implementação e fatores organizacionais", de autoria de Mariana Klauck Beirith, sob a orientação da professora Alexandra Folle e do professor Gabriel Henrique Treter Gonçalves, foi premiado como a segunda melhor comunicação oral do CBGE.

"É uma grande satisfação poder contribuir novamente com a organização desse evento tão importante para a área da gestão do esporte. A confiança depositada em nós é, assim como as premiações dos trabalhos, um reconhecimento do que temos desenvolvido nos últimos anos. Agradecemos o apoio do Cefid/Udesc, da Abragesp e da Secretaria de Educação de Pernambuco", destaca o professor Gabriel. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Nepegem e pelo e-mail gabriel.goncalves@udesc.br.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Equipe do Nepegem
  • Trabalho do Nepegem premiado
  • Trabalho do Nepegem premiado
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h