Evento abordará dificuldade no reconhecimento
social de atletas transgêneros - Arte: Divulgação
Na próxima sexta-feira, 27, às 7h30, o
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a palestra online “Atletas trans: entre elegibilidade e legitimidade”. Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição, o evento será transmitido pela plataforma Microsoft Teams.
Acesse o link da transmissão.
A iniciativa é do projeto de ensino Meio Ambiente por Inteiro, vinculado ao
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), e marca o encerramento no semestre da disciplina Pesquisa e Bioética, da quinta fase do curso de Bacharelado em Educação Física.
Ministrada pelo pesquisador
Julian Pegoraro Silvestrin, a palestra tem como objetivo propor a discussão sobre a dificuldade no reconhecimento social de atletas transgêneros, elegíveis para disputas esportivas.
A apresentação abordará casos como o da halterofilista neozelandesa Laurel Haubbard, considerada a primeira atleta abertamente transgênero a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na palestra, Julian falará sobre os critérios médico-científicos utilizados nesse contexto, apontando contradições e estabelecendo críticas.
Tema atual
A coordenadora do Laplaf, Alcyane Marinho, destaca que o tema abordado é "inovador e necessário de ser discutido atualmente".
"Além de ser um importante momento para a história do esporte, são muito pertinentes discussões que envolvam essa situação como um significativo problema moral a ser analisado, uma vez que envolve questões éticas como preconceito e discriminação", afirma a professora.
"Justiça esportiva, bem-estar físico e mental no alto rendimento e impactos das tecnologias no desempenho corporal e esportivo estão sendo identificados como valores em conflito nesse atual contexto, requerendo, por sua vez, reflexões e busca de avanços nos diferentes pontos de vista que possam existir sobre o assunto", conclui.
Sobre o palestrante
Com vasta experiência no tema, Julian Pegoraro Silvestrin é doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), na área de concentração Condição Humana na Modernidade.
É licenciado e mestre em Educação Física pela Ufsc e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea e do Núcleo de Antropologia audiovisual e estudos da imagem da instituição federal. Estuda corpo, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
extensao.laplaf@hotmail.com.
Serviço
O QUÊ: Palestra “Atletas trans: entre elegibilidade e legitimidade”.
QUANDO: Sexta-feira, 27, das 7h30 às 9h.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.
ONDE: Online, pelo
Teams.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010