Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/09/2021-15h19

Udesc Cefid oferece avaliação, exames e orientações para mulheres na menopausa

O Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo gratuitamente avaliação, testes físicos, exames laboratoriais e atividade física para mulheres de 40 a 59 anos na menopausa.

Os serviços serão realizados nos laboratórios de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O projeto é ligado à tese de doutorado da pesquisadora Danielly Yani Fausto e tem participação da pesquisadora Julia Bocchi e da bolsista de iniciação científica Ana Carolina Machado, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, com orientação da professora doutora Adriana Guimarães.

"Convidamos mulheres de 40 a 59 anos para participar do projeto, a fim de promover um período de monitoramento, durante o qual receberão orientações e incentivo aos cuidados com a saúde", ressaltam Danielly, Julia e Ana.

Como funciona

Atualmente, o projeto realiza o processo de triagem, que tem duas etapas. Na primeira, as interessadas devem responder a um formulário online para rastreamento dos sintomas da menopausa. Acesse o formulário.

Se a inscrita for selecionada para participar, as pesquisadoras entrarão em contato para avaliação sanguínea dos níveis de hormônio folículo estimulante (FSH).

Avaliação

Após esse processo, dependendo dos resultados, a interessada será convidada a participar gratuitamente de um período de quatro meses de avaliação, testes físicos, exames laboratoriais e atividade física, com início em fevereiro de 2022. Ao longo desse período, as avaliações serão realizadas três vezes, em março, abril e julho.

Os exames laboratoriais servirão para avaliar a taxa hormonal do FSH; os testes físicos auxiliarão para controle do peso, percentual de gordura corporal, força muscular, aptidão cardiorrespiratória e densidade mineral óssea; e as avaliações analisarão os aspectos psicológicos e sexuais.

Além do formulário online, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail projetomenospausa@gmail.com e pelos telefones (48) 99944-3988 (Danielly) ou (48) 9817-2748 (Júlia). Mais informações podem ser obtidas pelos mesmos contatos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Interessadas podem se inscrever pela internet
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h