Evento tem inscrições pela internet - Arte: Div.
Em 29 de setembro, às 9h, o Auditório do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, recebe a palestra "A Bioética de Intervenção no contexto do pensamento latino-americano contemporâneo - dura sem perder a ternura". Gratuito e aberto aos interessados, o evento tem inscrições pela internet.
Acesse o formulário de inscrição.
A apresentação será ministrada pelo professor
Volnei Garrafa, que é coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UNB).
A ação é vinculada a três disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH): "Bioética", ministrada por Alcyane Marinho; "Atividade física e saúde", de Adriana Guimarães; e "Didática no ensino superior", de Alexandra Folle e Gelcemar Farias. Serão emitidos certificados de participação
A iniciativa tem participação do projeto de ensino Meio Ambiente por Inteiro, do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf) e do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef).
A professora Alcyane Marinho destaca que a ação é uma feita em parceria entre disciplinas da pós-graduação "em estreita relação com os cursos de graduação, uma vez que as discussões promovidas pela Bioética são bastante pertinentes e necessárias, pois envolvem temas que nem sempre são discutidos no contexto educacional em geral".
"O privilégio em receber o professor Volnei Garrafa, estudioso ilustre da área, valorizará as orientações da Bioética, a qual promove o desenvolvimento de uma postura humanística, crítica e reflexiva dos estudantes, estimulando-os a considerar os fatores sociais, psicológicos, ambientais e outros, envolvidos na saúde e na vida como um todo de forma interdependente", afirma a docente.
Sobre o palestrante
Coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UNB,
Volnei Garrafa é envolvido com a Bioética desde o início dos anos 1990. Foi presidente do 6º Congresso Mundial de Bioética, em 2002, marco que impulsionou o tema no País. Coordena o curso de Especialização em Bioética da UNB, pioneiro no Brasil, com funcionamento regular desde 1998 e que já formou mais de 300 especialistas. Foi um dos criadores do Programa de Mestrado e Doutorado em Bioética da UNB, que funciona desde 2008. Em 2005, foi delegado oficial brasileiro nas discussões relacionadas com a construção da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco, desenvolvidas em Paris, atuando como forte interlocutor nas discussões relacionadas com a inclusão dos temas sociais, sanitários e ambientais no contexto da declaração e, portanto, com a ampliação conceitual da nova visão internacional da Bioética.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009