Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/03/2026-17h18

Udesc Cefid recebe curso de formação e atualização de árbitros de natação em maio

Conteúdo será ministrado pela árbitra Maria Cristina Ferreira Santos, egressa da Udesc Cefid - Arte: Divulg.
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá o Curso Presencial de Formação e Atualização de Árbitros de Natação 2026 em 16 e 17 de maio, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. Os acadêmicos do centro têm direito à inscrição gratuita, mediante envio do comprovante de matrícula na inscrição.

O curso, que é organizado pela Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc), é voltado a quem tem interesse em ingressar na arbitragem da natação e a árbitros que buscam atualização e aprimoramento técnico. As inscrições já estão abertas e seguem até 10 de maio, devendo ser feitas exclusivamente pelo formulário online.

A responsável pela formação será Maria Cristina Ferreira Santos, árbitra de natação desde 1992 e egressa do Bacharelado em Educação Física da Udesc Cefid.

Maria Cristina é uma das fundadoras da Associação de Árbitros de Natação do Estado de Santa Catarina (AANSC), integrou o quadro da Federação Internacional de Natação (Fina) entre 2005 e 2020 e atualmente é coordenadora de arbitragem da Fasc e árbitra do quadro da PanAm Aquatics, instituição que busca promover os esportes aquáticos nos continentes americanos.

Programação

A programação será dividida entre conteúdos teóricos e práticos. No dia 16, das 9h às 12h, serão abordados temas como funções e procedimentos da arbitragem e organização de competições. No período da tarde, das 14h às 18h, o foco estará nas regras da natação, nas papeletas de desclassificação e na postura do árbitro.

Já no dia 17, das 9h às 12h, haverá prática na piscina da Udesc Cefid, além de prova teórica.

Para os demais participantes do curso, haverá cobrança dos seguintes valores:

  • R$ 100 para árbitros de natação, mediante comprovação por certificado de árbitro e declaração de participação em competições (essa última exigida para árbitros que não pertencem à Fasc);
  • R$ 120 para o público em geral.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no perfil da Fasc no Instagram.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Serviço

O QUÊ: Curso Presencial de Formação e Atualização de Árbitros de Natação 2026.

QUANDO: 16 e 17 de maio.

ONDE: Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Beatriz Perrone
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637 

* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h