Schleip é um dos principais pesquisadores, em todo o mundo, do tecido conjuntivo do corpo humano chamado de fáscia, que é feita principalmente de colágeno e envolve e mantém no lugar todos os ossos, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos, fornecendo força e proteção a essas áreas como se fosse uma série de cordas.
O professor Gilmar Moraes Santos, que coordena o Lapeq e integra o Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid, ressalta que o pesquisador convidado "já participa ativamente das publicações do laboratório, bem como é co-orientador da tese do Doutorado em Ciências do Movimento Humano da discente Mayane Amorim", que tem o título "Exercícios direcionados para rigidez dinâmica da região toracolombar e performance de corredores amadores: ensaio clínico randomizado controlado" e está com inscrições abertas para voluntários.
Schleip é doutor em Biologia Humana pela Universidade de Ulm e diretor do grupo de pesquisa sobre fáscia nessa instituição, além de autor e editor de publicações especializadas. Também é diretor de pesquisa da Associação Europeia de Rolfing e atua como instrutor certificado de rolfing e professor do método Feldenkrais.
Em 2007, ele recebeu o Prêmio Vladimir Janda de Medicina Musculoesquelética, concedido a cada dois anos pela Sociedade Alemã de Medicina Manual (DGMM, na sigla original), por ter descoberto as propriedades contráteis ativas em tecidos fasciais.
Palestra com vagas limitadas
Em 22 de agosto, das 19h às 20h30, o Auditório da Udesc Cefid terá palestra de Schleip com tradução simultânea. O tema será "Fascinating fascia: Novel insights, pitfalls and health related clinical applications from the international connective tissue research field" ("Fascinante fáscia: Novas compreensões, armadilhas e aplicações clínicas relacionadas à saúde no campo internacional de pesquisa em tecido conjuntivo").
O evento está sendo organizado pela professora Larissa Sinhorim, que é pesquisadora do Laboratório de Postura e Equilíbrio da Udesc Cefid, e por membros do Lapeq, com o apoio do centro.
"Esse evento não é apenas uma palestra, é um marco na construção do conhecimento sobre fáscia e sua aplicação prática na Fisioterapia e nas Ciências do Movimento Humano. Será uma oportunidade única para o público ampliar seus horizontes, enriquecer suas pesquisas e fazer parte de uma comunidade na vanguarda da ciência da fáscia", destaca Larissa.
As vagas são limitadas e ficarão com inscrições abertas até 10 de agosto, no formulário online. A taxa de inscrição é uma contribuição espontânea, de qualquer valor, para ajudar a arrecadar fundos para o Rio Grande do Sul, e os participantes receberão certificados como ouvintes. Além disso, o evento terá transmissão online.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.