Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/12/2021-11h25

Udesc contribui para indicação do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul como Geoparque Mundial da Unesco

Os avaliadores Miguel Cruz e Arthur de Sá e os professores Jairo e Maria Carolina no GeoMuseu em Jacinto Machado
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chancelou na última segunda-feira, 13, a indicação do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul como Geoparque Mundial da Unesco.

Entre 12 e 16 de novembro o professor Jairo Valdati e a pós-doutoranda Maria Carolina Villaça Gomes, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estiveram presentes na missão da Unesco para avaliação do geoparque.

A participação dos pesquisadores teve início antes mesmo da visita dos avaliadores, com a participação na criação do GeoMuseu, localizado no município de Jacinto Machado.  O GeoMuseu  é um espaço expositivo interativo onde se pode entender os eventos naturais que ocorreram ao longo do tempo geológico e reconhecer as evidências que se encontram no território do geoparque. Neste espaço serão propostas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O professor Jairo participou também enquanto artista no novo espaço do Centro Cultural Pedro Dal Toé, no município de Morro Grande. O espaço propôs exposições que transitaram entre geologia, palentologia, arqueologia, história e arte que fazem parte do território do geoparque. A exposição artística contou com os artistas Gabrieli Salvalaio, Renato Rocha e Jairo Valdati, que expuseram trabalhos referentes à paisagem natural, histórica e cultural que fazem parte do patrimônio daquele território.

A missão de avaliação da Unesco consistiu na visita aos principais sítios de interesse geológico, geomorfológico, paleontológico, arqueológico, histórico e cultural do território dos sete municípios que integram o Geoparque: Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul.

Os pesquisadores acompanharam a equipe técnica do Geoparque e os dois avaliadores da Unesco, os professores Artur Sá, de Portugal, e Miguel Cruz, do México, buscando elucidar o potencial científico, turístico e educativo da paisagem do Geoparque, sobretudo dos aspectos geomorfológicos, que conferem relevância internacional ao seu patrimônio.

Além dos pesquisadores da Udesc, participaram profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), pesquisadores da Universidade do Contestado (UnC) e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e lideranças dos sete municípios.

Após a missão in locu, os avaliadores designados pela Unesco elaboraram um relatório, que foi apreciado pelo conselho executivo da Rede Global de Geoparques Unesco (Global Geoparks Network - GGN), o qual poderá conceder a chancela de Geoparque Mundial da Unesco ao Caminhos dos Cânions do Sul.

O conselho da Unesco avaliou 18 novas solicitações de Geoparques Globais da Unesco, apresentadas em 2019 e 2020. Como resultado desse exame minucioso e na presença de mais de 50 observadores e representantes de mais de 30 estados membros, o conselho propôs encaminhar a indicação de oito novos Geoparques Globais da Unesco ao Conselho Executivo da organização, para seu endosso durante a sessão de primavera que será realizada em 2022. O Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul está entre os Geoparques indicados. Também faz parte desta lista o Geoparque Seridó, do Rio Grande do Norte.

Se o Conselho Executivo da Unesco endossar o resultado, a designação desses novos locais elevaria o número total de locais da Rede Global de Geoparques da Unesco de 168 para 177, em 46 países.

Sobre os Geoparques


Os geoparques são territórios cuja finalidade é promover o desenvolvimento territorial sustentável a partir da geoconservação, tendo como principal estratégia o geoturismo. O seu reconhecimento pela Unesco os permite integrar a Rede Global de Geoparques Unesco, que tem por objetivo proporcionar o compartilhamento de experiências na gestão destes territórios.

Os geoparques globais da Unesco são áreas geográficas únicas e unificadas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Eles aplicam uma abordagem de baixo para cima, combinando conservação com desenvolvimento sustentável e envolvendo as comunidades locais.

Saiba mais sobre o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul na página do local: acesse aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h