O projeto de Extensão Coleta Seletiva, da Udesc Joinville, desenvolveu um pequeno papa-pilhas com objetivo de facilitar o descarte de pilhas e baterias, evitando que elas sejam descartadas no lixo. As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.Os papa-pilhas serão distribuídos em todos os setores da Udesc Joinville.
Fabricadas a partir de metais pesados e altamente tóxicos como o níquel, o chumbo, o cádmio e o mercúrio, o tempo de degradação de uma pilha pode variar entre 100 a 500 anos. Porém, em se tratando dos metais pesados, esse tempo é infinito, isto é, há uma transformação, mas a natureza não é capaz de absorvê-lo.
De acordo com a Resolução CONAMA 257/99, pilhas e baterias, como as de aparelhos celulares, aparelhos mp3 e todos os tipos de pilhas recarregáveis, após seu esgotamento energético, deverão ser devolvidas pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede técnica autorizada. A Resolução também estabelece a quantidade de metais pesados que as pilhas comuns, as chamadas pilhas alcalinas, devem possuir. Se estiverem dentro dos limites previstos, estas poderão ser depositadas no próprio lixo doméstico, e, posteriormente, em aterros sanitários licenciados.
Os papa-pilhas foram confeccionados com o reaproveitamento de galões de produtos de limpeza, que foram lavados e forrados com TNT. Os recipientes serão distribuídos em todas as secretarias de departamento do CCT, inclusive no bloco administrativo e na biblioteca universitária. O que for recolhido será levado para um entre os diversos postos de coleta distribuídos pela cidade. Mais informações com Val, no telefone 40 09 7936.
Leila P. Torres - Jornalista
Assessoria de Imprensa da Udesc-Joinvile
Fone 40 09 7930
http://www.joinville.udesc.br
--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar