Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2018-20h21

Udesc divulga vencedores do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018

Vencedores receberam o prêmio do representante da Embaixada da França no Brasil, Damien Gairin-Calvo, e do reitor da Udesc, Marcus Tomasi Foto: Carlito Costa/Ascom Udesc Esag
O Sistema Gerencial de Saúde Pública - Pronto, iniciativa da Prefeitura Municipal de Blumenau (SC) foi o grande vencedor do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018 – Udesc Esag. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira, 9, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

O sistema desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau permite que os usuários tenham acesso a informações do serviço público de saúde, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde. Inclui ainda um aplicativo para celulares com a possibilidade de agendamento de consultas de rotina.

A iniciativa foi premiada com uma viagem oferecida pela Embaixada da França no Brasil, ao inscrito como autor principal, para conhecer organizações públicas com práticas de excelência no pais europeu. O governo francês mantém a École Nationale d'Administration (l'ENA), referência mundial na área e que mantém convênio com a Fundação Escola de Governo - ENA Brasil, ligada ao Governo de Santa Catarina e uma das parceiras do prêmio. 

O prêmio

O Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), tem o objetivo de identificar, reconhecer e ajudar a disseminar ações que contribuam para melhorar a gestão pública em Santa Catarina.

A premiação encerrou um evento de três dias, iniciado na terça-feira, 7, em que os finalistas apresentaram publicamente suas boas práticas e foram avaliados pela Comissão Julgadora. Além do vencedor geral, foram premiadas as melhores práticas de gestão pública de Santa Catarina em quatro categorias (estadual, municipal, organização da sociedade civil e empresa).

Cada categoria teve a premiação dividida em três modalidades: educação em transparência pública, tecnologia de informação para a transparência e qualidade na gestão pública, com reconhecimento dos três melhores em cada modalidade.

Acesse aqui a lista completa de premiados

A seleção das melhores práticas em gestão pública de Santa Catarina começou em março e abril, quando organizações públicas e da sociedade civil inscreveram 49 iniciativas que se enquadravam nos critérios do regulamento para participar.

Na primeira etapa do prêmio, a Comissão Julgadora avaliou cada uma das práticas usando um sistema de pontuação baseada nos critérios estabelecidos no regulamento. Aquelas que atenderam aos requisitos e atingiram a pontuação mínima foram reconhecidas com o Selo de Boa Prática em Gestão Pública, entregue também na cerimônia desta quinta a 35 iniciativas.

Destas 35 boas práticas foram selecionadas as três melhores pontuações em cada categoria e modalidade, resultando na lista de 22 finalistas. Foram essas as práticas que foram avaliadas nas apresentações públicas durante os três dias de jornada.

Antes da premiação, o último dia do evento teve ainda a palestra de Guilherme France, da Transparência Internacional Brasil, sobre "exercícios de cidadania e os próximos passos na luta contra a corrupção no Brasil. A palestra contou com a participação de Renato Lacerda, represetante do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado (Sindifisco), um dos parceiro do prêmio, como debatedor, e da professora Paula Schommer, da Udesc Esag, como mediadora. 

Premiação

A vencedora geral foi premiada com a participação do primeiro autor em visita a organizações públicas na França. Os primeiros e segundos colocados em cada uma das três modalidades em que foram divididas as quatro categorias terão a participação do autor principal em um evento relacionado ao tema do prêmio. Os três primeiros colocados receberam troféu e certificado.

O prêmio é uma iniciativa do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag e conta ainda com 15 instituições parceiras. Saiba mais em www.esag.udesc.br/premio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premiobp.esag@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8252.

Leia mais:
08/08/2018 - Vencedores do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc serão conhecidos nesta quinta
07/08/2018 - Prêmio da Udesc mostra melhores práticas em gestão pública de SC pelo segundo dia, nesta quarta
06/08/2018 - Prêmio da Udesc reconhecerá melhores práticas em gestão pública de SC em evento a partir desta terça
29/06/2018 - Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc divulga finalistas
11/05/2018 - Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018 da Udesc divulga resultado da pré-qualificação

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vencedores receberam o prêmio do adido da França, Damien Garin-Calvo, e do reitor da Udesc, Marcus Tomasi
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h