Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2019-16h17

Udesc e CGU firmam parceria para integrar aplicativo ParticipAct a ouvidorias públicas

Telas do aplicativo ParticipAct, desenvolvido na Udesc Esag  Foto: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinará nesta terça-feira, 8, o Acordo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU) para o desenvolvimento do ParticipACT Brasil, projeto de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que utiliza um aplicativo mobile para controle social e gestão pública de cidades inteligentes.

Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES) – grupo de pesquisa da Udesc Esag, em parceria com a Universidade de Bologna, Itália (Unibio) – , o ParticipACT funciona como um canal de comunicação direto entre a população e os gestores para coleta e gerenciamento de informações de forma ágil e desburocratizada. Por meio dele, cidadãos têm maior autonomia para registrar os problemas que enfrenta no dia a dia ou questionar os gestores sobre algum serviço público.

Com o acordo de cooperação entre Udesc e CGU, será possível direcionar as informações aos órgãos responsáveis pela solução de cada problema. Ao informar um problema urbano por meio do aplicativo, o usuário terá sua demanda enviada automaticamente para a ouvidoria do município, do Estado ou da União, que tratará de notificar o órgão competente, acompanhar a demanda e dar o retorno ao cidadão.

Parceria

A parceria entre a Udesc esag e a Controladoria-Geral se iniciou em janeiro de 2019, quando os técnicos da CGU e os pesquisadores da universidade começaram a trabalhar para entender os processos internos dos órgãos municipais e adaptar a tecnologia para funcionar com a Ouvidoria. Agora, com a formalização da parceria, será possível avançar com as pesquisas.

A assinatura do acordo nesta terça-feira terá a presença do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Udesc, professor Antônio Carlos Vargas Sant´Anna, além da equipe do LabGes da Udesc Esag, liderada pelo professor Carlos Roberto de Rolt.

Saiba mais 

Saiba mais sobre o Participact Brasil no site www.participact.com.br.

O aplicativo já está disponível para download, para Android e iOS.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h